“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 31 de março de 2014

'Você é sábio?'

‘Você é sábio?’ (Pv 16.16)
“Ensina-nos a contar os nossos dias,
para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12)

Moisés pede a Deus que o ensine a valorizar cada dia, cada oportunidade de modo a obter um coração sábio (Sl 90.12).
O que é a sabedoria? Você é sábio?
Salomão nos ensina (Pv.1.7) que a sabedoria procede de Deus e se inicia no temor a Ele.
Sabedoria é diferente de cultura, de inteligência, de ciência.
Sabedoria é saber tomar decisões corretas, consoantes a Palavra de Deus, num mundo agitado e repleto de cobranças imediatas. 
Você quer ser sábio? Eu também! Com base na Palavra de Deus pensei em algumas características de uma pessoa sábia:

1. Simplicidade
Em vindo a soberba, sobrevém a desonra,
mas com os humildes está a sabedoria (Pv 11.2).

O sábio encara o mundo com os olhos tranqüilos, sem complicações. Sabe perdoar, não armazena mágoas, é tolerante, respeita as diferenças e os limites do próximo.
Sábio é aquele que não cultiva porões escondidos, cantos escuros. Sábio é quem teme ao Senhor (Pv 1.7), pede perdão dos pecados cometidos, crê no perdão do Pai e também se perdoa, sem crise.
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida,
para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e Deus;
e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Is 59.1-2)

2. Prioridades
“Não te fatigues para seres rico;
não apliques nisso a tua inteligência” (Pv 23.4)

É sábio quem se satisfaz com pouco. Há quem diga que rico não é o que tem mais posses, mas aquele que vive feliz com menos. A ansiedade com o futuro, muitas vezes, nos faz esquecer o presente e adiar aquilo que nos faria felizes, realizados.
Quais têm sido seus valores? Suas prioridades? Tem valorizado as amizades? Tem apreciado a natureza? Tem o coração aberto para mudanças?
Os noruegueses dizem: “Não existe clima ruim e sim roupas inadequadas”. O que significa isto? Significa que as dificuldades, as intempéries não devem prejudicar nossos sonhos, nossos alvos. Que devemos estar sempre dispostos a refletir e a mudar os conceitos, atitudes, sempre priorizando guardar os valores eternos, o padrão que Deus nos ensina (integridade, honra). Estes valores são inegociáveis.

Que possamos abandonar tudo aquilo que impede ou dificulta nossa comunhão com Deus. A mulher samaritana deixou o cântaro. Pedro deixou o barco. O que tem prendido você e atrapalhado sua plena intimidade com Deus?
Será que não está na hora de você remover o que atrapalha e se consagrar por inteiro a Deus? Pedir perdão, adorá-Lo? Fazer uma aliança com o Senhor?
Que buscar agradar a Deus seja a prioridade de nossas vidas: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele, e o mais Ele fará” (Sl 37.5)

3. Autenticidade
“Não tenha o teu coração inveja dos pecadores;
antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia.
Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.
Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração” (Pv 23.17-19)

Seja autêntico. Não queira agradar a todos ou superar o outro. É desgastante. Quando fazemos isso nos tornamos escravos dos outros e de seus referenciais.
        Evite se comparar com os outros. Compare-se consigo mesmo. Procure superar os seus próprios limites e não superar o do outro. Sonhe em ser melhor hoje do que foi ontem. Melhor amanhã do que é hoje.

4. Visão da eternidade
“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida,
somos os mais infelizes de todos os homens” (1 Co 15.19).

            Ter consciência de um Deus Presente, Deus de amor. Quem crê num Deus que ressuscita os mortos, que dá vida a ossos secos, num Deus de poder e graça, não pode ser triste. Quem encontra e pratica a verdadeira sabedoria é feliz (Pv 3.13) e será salvo (Pv 28.26) porque tem a mesma compreensão de Jó: “Porque eu sei que o meu Redentor vive...!” (Jó 19.25) e minha vida está sob a Sua direção.
Você sabe? Saber isso faz toda a diferença em nossa vida. Traz o temor ao Senhor, traz alegria, traz sabedoria, a certeza que não estamos sozinhos.

Que o nosso amado Deus, Deus do renovo, do recomeço, das oportunidades nos faça, a cada dia, mais sábios, mais felizes, mais realizados e principalmente, mais submissos, cumprindo o projeto que Ele tem para nós, desde a antiguidade.
 
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizerem novas” (2 Co 5.17)

Nenhum comentário: