“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 28 de setembro de 2013

'Rompendo o casulo'

Rompendo o casulo’ - Aprendendo com a cigarra (Orni cicata)
Texto Bíblico: “Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto e lhe falarei ao coração” (Os 2.14)

Os ovos das cigarras eclodem liberando as ninfas (insetos jovens sem asas) que entram na terra e durante anos se alimentam da seiva das raízes. No Brasil, após 3 a 4 anos, as ninfas cavam túneis, sobem nas árvores e, no tronco, rompem suas vestes, deixando o exoesqueleto (“casca”) e tornando-se insetos adultos. Suas asas saem do casulo encolhidas e, pelo bombeamento da hemolinfa nas suas veias e movimentação dos músculos, se distendem. 
Se você tentar ajudar a agilizar este processo a cigarra ficará com asas atrofiadas. O tempo e o esforço para sair do casulo são essenciais para o funcionamento de suas asas e para completar o ciclo, reproduzindo-se.

         Tempo e esforço são as chaves!
Entretanto, pertencemos a uma geração que não aceita esperar, não aceita frustrações e que exige resultados imediatos, sem grandes esforços. As conseqüências? Brigas no trânsito, confrontos por picuinhas, estresse, depressão. 
Contudo, o ciclo da vida funciona assim. Muitos momentos ‘sob a terra’, amadurecendo. Período de aparente estagnação, porém, com um profundo significado.

Moisés ficou quarenta anos no deserto sendo preparado por Deus para libertar o povo de Israel do Egito. Há períodos em que Deus nos leva ao deserto não para presenciarmos milagres, e sim, para amadurecer o nosso caráter. 
Muitos, no deserto, se rebelam, ficam desanimados, sentem-se abandonados. Muitas vezes, clamam como Asafe:
“Será que o Senhor vai nos rejeitar para sempre?
Será que Ele nunca mais vai ficar contente conosco?
Será que deixou de nos amar?
Será que a Sua promessa não tem mais valor?
Será que Deus esqueceu de ser bondoso?
Será que a ira tomou o lugar da Sua compaixão?” (Sl 77.7-9)
... Será que Deus não quer nos ajudar como antes? (Sl 77.10)

 Lembre-se, ir para o deserto não é castigo de Deus. Não significa que você está fora da vontade do Pai. Jesus foi levado ao deserto.
Somos levados ao deserto e ali, desafiados a alimentar nossa fé, recordando o passado, os feitos maravilhosos de Deus e, como Asafe,  compreender que: ‘Não há deus que seja tão grande como o nosso Deus!’ (Sl 77.11-13 - NTLH).

Somos desafiados a nos lembrar na escuridão o que aprendemos na luz (Joseph Baily). A certeza de que: ‘Temos um Deus que intencionalmente se esquece dos nossos pecados e intencionalmente se lembra da nossa fragilidade. Um Deus que caminha ao nosso lado, que tabernacula entre nós em meio ao deserto grande e assustador’ (Philip Yancey).

A cigarra aguarda o tempo certo para sair do casulo. Então, lentamente estica suas asas e se prepara para o vôo. Da mesma forma, os desertos nos ensinam a desenvolver paciência, domínio próprio, preparando-nos para sermos servos úteis na seara do Pai. 
No devido tempo, com o jeito certo, o casulo é rompido e as asas fortificadas para novos horizontes, para novas fronteiras.

Tempo e esforço pessoal... Ninguém pode fazer por nós.

Deserto é revelador. Evidenciam a textura da nossa fé, as prioridades que cultivamos no nosso coração. Revela os motivos pelos quais buscamos a Deus. 
Deserto nos ensina a buscar a Deus pelo que Ele é e não pelo que Ele pode nos oferecer. Os que querem somente a satisfação dos seus caprichos, se recusam a crescer, não rompem o casulo, morrem no deserto da imaturidade.
        Deserto é transformador para os que, com sensibilidade, ouvem a voz de Deus e submetem-se ao Seu tratamento. No deserto, exercitamos a paciência, a fé, a tolerância, e a importância do perdão. Aprendemos que somos pó e que sem Ele nada somos e nada podemos fazer!

Para Refletir: Você sabe aguardar com paciência o momento do Senhor para as etapas de sua vida? Quando as coisas não acontecem no tempo ou do modo que planejou tem procurado entender os motivos e tirar lições?

Oração: “Senhor que tudo sabes, dono absoluto do tempo e da história, ensina-me a esperar e a confiar; a entender e agir nos desertos do modo que Lhe agrada, a buscar a Sua presença, a conhecê-Lo melhor. Ajuda-me a ser aprovado como filho Seu. Em nome de Jesus. Amém!”




Nenhum comentário: