“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Na Universidade de Deus...

 Você é aluno da Universidade de Deus?  
Como ingressar nesta Universidade?
Ah, por si mesmo, ninguém consegue passar no vestibular...


O vestibular consiste numa entrevista pessoal com Jesus Cristo que intervém, por nós, junto a Deus (Jo 14.6).
Nobre e essencial encontro! Um encontro onde você, com fé e humildade, reconhece seus pecados, sua limitação e pede perdão a Deus, assumindo com Ele uma aliança eterna de Pai e filho adotivo, em Cristo Jesus.
Sim, o acesso é exclusivo e o preço da matrícula é caro, é o sangue de Jesus Cristo. O véu que bloqueia e obscurece o nosso coração é retirado (2 Co 3.16). Nosso pecado é lavado, somos totalmente purificados e a nossa culpa é tirada (Ef 1.9). Ganhamos o 'uniforme', vestiduras brancas, puras que dá acesso a Deus, o Professor Titular desta Universidade (Hb 9.14; Zc 3.4; 1 Tm 2.5). 
Cada aluno é presenteado, ainda, com a Presença do Espírito Santo, que será o Seu tutor que o capacitará a servir ao Deus vivo (Hb 9.14). E, então, o renovo se inicia:
 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura,
as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Co 5.17)

Cada aluno ingressante recebe o apelido de cristão (At 11.26) e assume o compromisso de abandonar antigas alianças e de buscar aprender e trilhar os novos caminhos e ensinamentos preparados por Deus.

Esta Universidade baseia-se em 66 livros disponíveis na Biblioteca Central, conhecida também como Bíblia. 
Estes livros ensinam a maneira certa de viver, treinam e habilitam os alunos a serem zelosos de boas obras (2 Tm 3.16-17; Tt 2.14) e a crescerem no conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pe 3.18).

Deus, Professor Titular e Reitor, concede no ato de sua matrícula:
·        Salvação em Cristo Jesus, adoção como filho e vida eterna na Sua Presença (Jo 3.16; Ef 1.5).
·        Registro do seu nome no Livro da Vida e nas palmas das Santas e poderosas mãos do Pai (Ap 3.5; Is 49.15-16).
·        Promessa de que jamais será esquecido por Ele.
·        Dons do Espírito Santo que capacita a compreensão e execução das lições e tarefas (1 Co 12).
·        Espírito de poder, amor e moderação (2 Tm 1.7).
·        Proteção, sustento, companhia e orientação, em toda a caminhada.

Na Universidade de Deus, aprendemos:
·   A confiar e depender somente d’Ele (Sl 71.5).
·   A mudar nossos valores, prioridades, sentimentos, palavras e atitudes (Mt 6.33; Fp 4.11; Tt 2.1-10). 
·  Visão da soberania de Deus e esperança na vida eterna (Jo 3.16)

     Na Sua Universidade, Deus vai graduando as lições na medida da fé e consistência de cada cristão. O povo de Israel, logo que saiu do Egito, foi poupado de guerras para que não almejasse retornar à vida antiga, no Egito. Israel ainda não estava preparado (Êx 13.17-18).

Infelizmente, há cristãos que não saem do primeiro ano da Universidade. Vivem sendo reprovados por não se disporem a enfrentarem os desafios. Passam a vida toda se arrastando ou apoiados em muletas e nunca desfrutam do privilégio de andarem com suas próprias pernas (sob a direção de Deus) e de servirem de esteio ao colega de jornada. 

Por não experimentarem lutas, perdem bênçãos, oportunidades de presenciarem (ao vivo e a cores) o poder de Deus em ação, abrindo portas em muralhas, caminhos no meio dos mares e fazendo brotar mananciais em desertos.
No Plano de Ensino desta Universidade, há excursões pelo deserto. Podem representar momentos sublimes de ouvir e ser ministrado particularmente por Deus (Os 2.14). Por sua vez, as reações de cada um ao deserto refletem a coerência e a maturidade da fé.
                   
 Caverna no Monte Sinai usada pelo Profeta Elias 
quando cursava a Universidade de Deus:

Há cristãos que, no deserto, se rebelam e atiram por todos os lados, culpando os outros e até o próprio Deus ou, 'de bico' adiam a reconciliação com Deus para o amanhã, que pode vir a não existir.
Alguns, ansiosos por resultados imediatos, buscam respostas em suas próprias forças, não vigiando, não esperando pela ação de Deus. 
Outros lastimam, desconsiderando as promessas de Deus de que faria todas as nossas obras por nós (Is 26.12). Desconfiam da aliança de Deus de que nenhuma arma, nenhuma palavra preparada ou proferida contra nós, Seus filhos, teria forças pra prosperar (Is 54.17).

Resultado? Muitos acabam sendo reprovados e, por falta de domínio próprio, acabam reféns de suas próprias palavras e atitudes. 
Vão se formar? Sim! Porque a graduação (salvação) é de graça, mediante a fé. É dom de Deus e não de obras para que ninguém se glorie. Entretanto, estejamos atentos porque somos feitura de Deus para as boas obras, preparadas por Ele para o desfrute de uma vida extraordinária (Ef 2.8-10).

“Deus, não quero ser reprovado. Quero prestar atenção à Sua voz e obedecer a Sua orientação, em todo tempo. Aumenta a minha fé, minha disposição e capacita-me a suportar os desertos com dignidade e perseverança. Que eu saiba o momento de me aquietar e o momento certo de agir e como fazê-lo. 
Dê-me sabedoria, discernimento e que nunca me falte a consciência de que é o Senhor quem luta por mim. Em nome de Jesus, receba todo o louvor, toda adoração”.

Oxalá, aos nos graduarmos, possamos fazer coro com o orador da turma, Paulo: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé” (2 Tm 4.7). E, que pela misericórdia e amor de Deus, em Cristo Jesus, recebamos a coroa da vida:
Bem-aventurado o homem que suporta,
com perseverança, a provação;
porque, depois de ter sido aprovado,
receberá a coroa da vida,
a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1.12)



Nenhum comentário: