“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

"Tá difícil demais..."


“Ah, se não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado...” (Sl 124.1-2)
“Ah, se não fosse o Senhor... Israel (Coloque o seu nome) que o diga...”

Você já passou por momentos caóticos? Já foi derrubado por um tsunami, sentindo-se abalado em suas crenças, integridade?
Além da dor, brota a convicção da nossa pequenez e que somos indignos do zelo de Deus: - “Tanta gente no mundo... Será que Deus presta atenção em mim?”
A Bíblia me garante que sim. Para viver comigo na eternidade, Ele mandou o Seu Único filho, Jesus Cristo, para morrer em meu lugar: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

Pela fé (Hb 11.1) consagro minha vida a Deus e torno-me herdeira d’Ele, ‘menina dos Seus olhos’. Pela fé creio que: O Senhor dos Exércitos está COMIGO; o Deus de Jacó é o MEU refúgio (Sl 46.7). Isto é tremendo! 

Mas por que passamos por aflições? Será que é Deus nos chamando pra mais perto d’Ele, pra falar ao nosso coração (Os 2.14)? Será Deus nos ensinando a depender mais d’Ele? 
Certo polonês chegou à América e quando o funcionário do Setor de Imigração perguntou seu nome ele disse a única palavra que sabia em inglês: ‘Help-us’ (Ajuda-nos). Foi registrado como Elpus em sua nova terra. Tinha deixado tudo, país natal, amigos. Agora, uma nova história seria construída. Assim somos nós quando conhecemos Jesus como Salvador e sustentador de nossas vidas. Os trajes sujos, amarrotados, rasgados são substituídos por novos trajes. Somos transformados e convidados, agora como filhos de Deus, com novo sobrenome, a avançar e a edificar um novo legado.
Mas você pode argumentar: “Tá difícil demais!”.

O Salmo 46 nos ensina que posso me aquietar porque:

  1. Deus está sempre presente (Jeová-Sammá)
Há significado em cada luta porque pertencemos a um Deus de propósitos, soberano e nada nos acontece por acaso.
As más notícias não podem roubar nossa paz. Elas devem servir para que reflitamos e para confirmar a nossa dependência de um Deus que não está inerte. Se tudo que nos acontece é permissão d’Ele, podemos sossegar o nosso coração, em todo tempo, sem deixar de fazer o que nos compete, com ousadia.  
Foi mal numa prova? Peça sabedoria a Deus. Estude mais. Creia, Ele se importa. Será que esta derrota não é um modo de acordá-lo? Capacitá-lo para uma grande batalha (vestibular, concurso)?
“O Senhor dos Exércitos está conosco;
O Deus de Jacó é o nosso refúgio” (Sl 46.11)

  1. Deus é meu Pastor (Jeová-Rói)
Deus que cuida de mim (v.4), que acalma as tempestades do meu interior. 
A fúria do mar varria o barco onde os discípulos estavam (Mt 8.23-27). Jesus acalma a tempestade assim como acalma a dor que quer varrer a minha vida, a minha serenidade.
            Os discípulos se perguntavam: “Quem é este?”
“Quem é este?” Ele é o Senhor dos ventos, do mar, de nossas vidas, de nossa história. É o Deus todo poderoso que conhece a minha luta, que sabe o tamanho dos meus medos, das minhas necessidades.
            O nosso barquinho pode até balançar, vazar um pouco de água, mas não afundará porque o Senhor dos Exércitos está conosco! 

            Anote os milagres que Deus, o bom Pastor já operou em sua vida e lembre-se deles quando os ventos atacarem sua embarcação: “... e não te esqueças de nem um só de Seus benefícios” (Sl 103.2). Isto fortalecerá o músculo de sua fé, o casco da sua jangada até que novos milagres lhe alcancem.

          Alguém disse que para um barco vencer uma tempestade tem que enfrentá-la de frente. Barco que se mantém de lado numa tempestade, não resistirá. Assim somos nós, temos que enfrentar as tempestades da vida firmes, confiantes, eretos pela fé, com os nossos olhos fitos em Deus. Deus que cuida de nós. Deus que provê livramento.

  1. Deus é quem provê:  Jeová Jiré (Gên.22:8, 13,14)
        Quando o Rei Josafá se viu cercado por um grande exército inimigo, teve medo. Orou a Deus e disse: “... não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em Ti”.
Deus diz que a peleja não era de Josafá, mas d’Ele. Josafá não teria de pelejar, somente presenciar o livramento do Senhor (2 Cr 20.12-17).
            Deus que dá e tira, Deus que provê, que supre todas as nossas necessidades (v.9). Deus que não nos desampara (Fp 4.19).

  1. Deus é quem nos sara: Jeová-Rafá
Deus sara a nossa terra, cura a descrença, os medos, as feridas (emocionais,
físicas, espirituais). Socorro bem presente nas tribulações (v.1, 5)
            Entretanto, as Suas bênçãos são condicionais, destinadas a todos que O buscam com o coração quebrantado, dependente:
“Se o meu povo que se chama pelo meu nome
se humilhar e orar e buscar a minha face e se
converter dos seus maus caminhos,
então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e
sararei a sua terra” (1 Cro 7.14)
           
Leia o versículo acima e substitua o "Se o meu povo..." pelo seu próprio nome
Será que agora não é hora de interromper esta leitura, dobrar-se perante o Pai, pedir perdão e ajuda pra mudar sua caminhada?

“O Senhor é meu pastor e nada me faltará” (Sl 23.1). Sob o Seu pastoreio não faltarão águas tranquilas, pastos verdejantes, paz, companhia na dor, vitória.
            É tempo de aquietar e esperar pelo braço forte de Deus, operando a nosso favor. Louvado seja Deus que está conosco, o Deus de Jacó que é o nosso refúgio!

“Ah, se não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado...” (Sl 124.1-2)

 “Tá difícil demais?”
Aquiete o coração...
Lance sobre o Deus Eterno toda a ansiedade, lembrando-se que
Deus nunca falhou e nunca falhará no Seu cuidado por nós! (1 Pe 5.7)

Leia também a meditação: “Cansado demais”: http://destilardosfavos.blogspot.com/2011/01/cansado-demais.html

Um comentário:

Ana Paula disse...

perfeito,obrigada,aind estou chorando.