“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 5 de agosto de 2019

"Deus que vê, Deus que acode e acolhe"


Por volta de 2.000 anos a.C., Abrão e Sarai, peregrinavam rumo a Canaã, terra fértil, onde construiriam uma grande linhagem, conforme promessa de Deus (Gn 15.1, 5). Mas, o tempo passava e Sarai não gerava filho. Um dia, já com idade avançada, Sarai procura Abrão e diz: - “Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, Agar, e assim me edificarei com filhos por meio dela” (Gn 16.2). 
        O projeto de Sarai se cumpre. Agar, sua escrava egípcia, engravida. Mas, ao invés de trazer alegria, gera confrontos e tristeza. Sarai, desprezada por Agar, pela sua infertilidade, revida e humilha Agar. A situação fica tão insustentável que Agar foge para o deserto.
        No deserto de Sur, a caminho de sua terra, o Egito, Agar senta-se junto a uma fonte de água. Um anjo de Deus aproxima-se, ordena que ela volte para junto de Sara e diz que o seu filho deveria ser chamado Ismael que significa: “porque O Senhor te acudiu na tua aflição”.
        Ali, no deserto, angustiada, Agar declara: - “Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?” (Gn 16.13). Agar obedece. 


Olhe para o Deus que vê... 
Deus que conhece o tamanho da sua luta. 
Deus que acode e acolhe.
Deus que transforma o deserto da dor em mananciais de alegria.

Disse Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei" (Mateus 11.28)


Nenhum comentário: