“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sábado, 20 de agosto de 2016

'Nas Olimpiadas do casamento: Prata garantida - rumo ao Ouro!'

         Nossos irmãos Adilson/Maria Alberti comemoraram Bodas de Ouro: "Na olimpíada do casamento já ganhamos o ouro". Parabéns meus irmãos! Esta vitória supera qualquer outra...

         Por mais que você seja vitorioso na sua vida (profissional, política ou financeira), a melhor vitória é ter uma 'lar-eira aconchegante', pra onde voltar e repousar, bem acompanhado. 

         Pensei nas Olimpíadas do meu casamento: 'Prata e pérola garantidas - rumo ao Ouro!'

         No último domingo, ministrei aula na EBD sobre o tema: 'Os opostos se atraem'.
         Considerando a história de vida, a  'mala' familiar que trouxemos para o casamento, poderia dizer que Leomam e eu éramos opostos.
         Entretanto, ao preparar esta lição, fiquei agradavelmente surpresa: 'Sim, somos parecidos, muito parecidos no que é essencial'. Afinal, 'Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?' (Amós 3:3)
         Continuo não gostando de futebol, de filmes sangrentos, de dormir tarde. Gosto mais de ler do que assistir tevê. Entretanto, no que é relevante: crença em Deus, vontade de serví-Lo, de agradá-Lo - ah, nisto somos muito parecidos! 

         E as diferenças? Elas  foram criadas por um Deus que é o Pai da diversidade. Não existem dois flocos de neve iguais... 
         No casamento, somos diferentes no sexo, na personalidade, no passado e isto pode direcionar nossas opiniões para sentidos opostos e, ao mesmo tempo, gerar uma grande atração em nós. No fundo, percebemos que, no íntimo, o outro tem virtudes que nós gostaríamos de ter, que nos complementam!

         Mas, no dia a dia, as pequenas diferenças podem importunar? Sim! Se dermos mais créditos a elas do que elas merecem. Se olharmos os pontos fracos do parceiro, no qual somos fortes, como conflito e não como motivação pra encontrar um equilíbrio saudável. 
         A diversidade é desafiadora e, ao mesmo tempo, traz colorido, amplia as nossas fronteiras.
         Há renúncia, muitas vezes? Sim! Entretanto, antes da incompatibilidade de gênios, tem que existir no nosso coração a disposição de se reconciliar sempre.
         O grande problema não está nas diferenças e sim na nossa atitude com relação a elas.
Muitas rupturas são decorrentes da estreiteza de visão, por exigências oriundas de meros "ponto de vista" e, como alguém já disse, "todo ponto de vista é uma vista (visão), vista de um ponto", ou seja, todo ponto de vista é questionável.

         Aprendo que com Deus na história, estas pequenas diferenças são reduzidas: 'Com Deus na história todo final é feliz' (Pr Magno)!
         A frase, muito usada, pelos reformadores cristãos no passado ajuda muito em nossos relacionamentos:  "No essencial, unidade; no não essencial, liberdade e acima de tudo, o amor".
         A compreensão do que é essencial e a busca por nortear a vida comum pelos princípios eternos, trarão ao casal um só pensamento, um só coração, um só caminho.
        
Na lição para EBD, consideramos: Como tratar as diferenças?
1. Praticar a graça que gera amor, apesar de... 
Amor, mais que um sentimento, uma atitude a ser aprendida.
'Apesar de você ser tão diferente de mim e, muitas vezes, incompreensível para mim, eu amo você!'
Graça que gera perdão, apesar de... 
"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor... nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados" (Hb 12.14-15)

2. Compromisso de estar juntos, sempre!  
Mesmo diante de uma cultura descartável que favorece e, até estimula, o divórcio.
Segundo Stephen Kanitz: Qdo você se casou, prometeu: Sou jovem, vou encontrar centenas de homens mais bonitos e mais inteligentes que você, Mas você pode ficar tranqüilo porque prometo amar você para sempre e abrir mão dessas oportunidades que surgirão”.
Compromisso de respeitar, valorizar as virtudes do outro, de cuidar do outro, em todo tempo. De tratar o meu companheiro de jornada como eu gostaria de ser tratada: como menina dos olhos de Deus.

3. Adaptação às diferenças, aceitando-as não como fraquezas, mas como características que podem me ensinar a ser uma pessoa melhor, mais maleável, mais agradável a Deus.
As diferenças podem trazer experiência, complementação, outra maneira de olhar e interpretar as circunstâncias da vida. 
Eu diria que os opostos se atraem, mas os DISPOSTOS perseveram, chegam ao prata, ao pérola, ao ouro e, quiçá, ao diamante.
Uma olimpíada, disputada a dois. Com grandes, inusitados e imprevisíveis desafios em desertos, em vales, em montanhas floridas; sob sol escaldante, chuviscos e tempestades...
          Importante crer que não é por acaso que estão juntos nesta. Sim, ninguém é peça sobressalente na sua história de vida. Deus é soberano e Ele tudo pode e nenhum dos Seus planos pode ser frustrado (Jó 42.2).

            Assim, devo honrar o meu cônjuge, valorizando suas virtudes e como alguém disse: 'No casamento pode haver perdas, renúncia, mas a alegria, a beleza, as realizações sobrepujam. 
          É como plantar uma árvore frente a janela. Você perde parte da paisagem, mas ganha sombra. Troca o silêncio pelo gorjeio da passarada ao amanhecer'. 
           É saber que cada detalhe de nossa história (cada alegria, dor - sentimentos e acontecimentos) é percebido, é valorizado, é testemunhado por alguém. É uma parceria, é um laço, é forte, é gostoso demais envelhecer junto, caminhando rumo ao ouro, ao diamante!
          É interessante observar ainda que, a convivência vai reduzindo as diferenças. Vamos pegando o jeito do outro...

            Que você seja um canal da benção de Deus na vida do seu cônjuge. Que interceda, que torça por ele de modo que as suas vitórias sejam suas também e que possam declarar que, juntos, combatem o bom combate, completam a carreira, guardam a fé e, no devido tempo, a conquista das Bodas de prata, de ouro, de diamante está garantida (2 Tm 4.7): a melhor e mais completa Olimpíada!

Que Deus os abençoe, sempre!

Nenhum comentário: