“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

'Endurecer ou Endoçurar?'

        Minha filha postou no facebook o quadrinho abaixo (criado por Clara Gomes). Perfeito!
       A vida não é redondinha. Leia a mensagem intitulada 'Nem tudo é redondinho'*
        A reação que temos às suas asperezas nos diferenciam. Elas podem nos 'endurecer ou endoçurar!'

        Certa moça vivia se queixando da vida. Dizia que com ela nada dava certo. Que ela não tinha mais perspectivas e esperança no viver.
        A sua mãe colocou no fogo três panelas com água. Em uma colocou um ovo, noutra uma cenoura e em outra, pó de café. Após vinte minutos mostrou para a filha que o ovo tinha endurecido, a cenoura amolecido e o café tinha mudado a água.  Explicou que cada um representava um tipo de homem, durante uma provação. Alguns endurecem o coração, outros se anulam, se desmanchando pela auto piedade e outros fazem diferença, mudando o local onde está, trazendo aroma e sabor agradáveis.

        A dor pode nos deixar azedos (limão) ou mais compreensivo com a dor do outro (limonada).
        Ha quem questione: 'Por que comigo?' enquanto outro olha para o futuro com esperança e pensa: 'Vai passar!'

        Como um lápis precisa ser afiado, lapidado para escrever melhor, para deixar marcas nítidas, muitas vezes nós precisamos passar por apontadores para ficarmos mais competentes, melhor preparado para novos desafios.
       
        As derrotas podem mudar o nosso rumo, mas, com Deus, a mudança é sempre pra melhor. Oportunidades de construir uma nova história, de fortalecer nossa fé. A certeza de que nossa sina não é padecer e sim cumprir um propósito de um Deus de amor.
“Eu te conheci no deserto, em terra muito seca” (Os 13.5).


        Quando reclamamos, Deus nos repreende: “Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?” (Jr 12.5).
        Como receber maiores incumbências, novos desafios como usufruir de uma vida plena, abundante, se lutas infantis, elementares abatem o nosso interior?
       
        Certa feita, dois homens estavam presos numa pequena cela. O único contato com o meio exterior era uma minúscula janela, próxima ao teto. Os dois passaram a olhar para essa janela.
        Um deles a olhava com muita tristeza, lembrando do que tinha deixado e só via as grades. Com o tempo a sua angústia e depressão foram aumentando e tomaram conta do seu interior. O outro olhava a janela e via a luz do sol, o brilho das estrelas. O seu coração enchia-se de esperança ao pensar que um dia sairia dali e começaria uma vida nova. Fazia projetos, cultivava sonhos. Essa diferença de visão deixou marcas indeléveis no presente e no futuro destes dois homens (Hybels, 2000).

        A maneira como enfrentamos as asperezas faz toda a diferença no nosso futuro e resulta numa vida medíocre ou extraordinária. 
       
        O que as provações tem causado em nós? Tem endurecido o nosso coração, nos deixado amargo, intolerante, murmurador? Ou temos enfrentado as lutas como novos desafios e caminhado, mesmo com dificuldade, olhando sempre o futuro com esperança?

* http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2013/06/nem-tudo-e-redondinho.html

Nenhum comentário: