“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 21 de abril de 2015

'Elimine o mal pela raiz'

Elimine o mal pela raiz  - Aprendendo com as abelhas africanizadas (Apis mellifera).
 “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se...”.¹

As abelhas Apis mellifera podem ser parasitadas pelo ácaro Varroa destructor. Uma abelha africanizada ao detectar este ácaro, em sua colméia, procura eliminá-lo. Por sua vez, as operárias de A. mellifera de origem italiana não são tão eficientes neste comportamento e, por isso, são mais susceptíveis. Um simples ácaro, aparentemente inofensivo, pode multiplicar-se e exterminar toda a colmeia. Milhares delas têm sido destruídas, em várias partes do mundo.
Varroa em pupa de A. mellifera
Varroa em adulto de A. mellifera
O que eu aprendo? 
Não devo subestimar os pequenos problemas. 
Muitos deles, se não forem eliminados logo, podem causar danos irreparáveis.

Muitos pais não atentam para o comportamento dos filhos tais como pequenas rebeldias, atitudes estranhas, determinadas amizades. Inadvertidamente, alguns atribuem à conduta própria de adolescentes e, brincam, chamando-os de aborrecentes.
Igualmente, subestimando os pequenos eventos, muitas famílias afundam-se em dívidas que começam pequenas, inofensivas. 
Muitos casais separam-se porque não enfrentaram os pequenos conflitos, no seu nascedouro.
Por outro lado, muitos, envolvidos pela rotina, estresse, pressões do dia a dia, deixam o seu primeiro amor por Deus. Lentamente vão se afastando. Não começa de repente. É devagar. Vão adiando a leitura da Bíblia, a oração, a comunhão com os irmãos na igreja. Permitem que coisas pequenas, fugazes roubem a presença do Pai.

O profeta Daniel (por volta de 600 a.C.) tem muito a nos ensinar. Escravo num país estranho, decidiu não se contaminar e honrar a Deus em todas as coisas, mesmo com risco de vida.1
Aprendemos ainda com a igreja cristã primitiva a ter discernimento diante de pequenos conflitos. Um pequeno incidente, murmuração dos helenistas quanto à lisura na distribuição de mantimentos às viúvas, não foi ignorado, contestado e sim, enfrentado com sabedoria e, providências imediatas foram tomadas. Sete homens íntegros foram consagrados ao diaconato, facilitando uma distribuição mais equitativa. Se o germe da discórdia não fosse contido logo no início, poderia ter crescido e abalado tragicamente aquela igreja. O resultado do zelo foi a manutenção do crescimento da igreja e a obediência à fé.²

As crises podem ser boas oportunidades para amadurecimento se forem percebidas e resolvidas; seja por mudança de rumo, formulação de novos projetos ou novas estratégias. 
O germe da amargura, da rebeldia, das dívidas deve ser cortado pela raiz, tão cedo seja percebido. Mais tarde fica mais difícil e os estragos poderão ser grandes.
Da mesma forma, há pequenas situações que podem ser a base de grandes conquistas. A nossa atitude ditará o nosso futuro: o início de uma grande bênção como também de uma grande complicação.
Para Refletir: Você está atento ao que acontece ao seu redor, com relação à sua família, relacionamentos, profissão, uso dos bens? Como age quando surge um germe da discórdia? Tem algo que tem incomodado o seu coração? Há algo que você pode fazer para resolver isto? Ore, avalie à luz da Palavra de Deus e, se confirmado, aja, sem demora.
Oração: “Senhor, meu Deus, como eu preciso da Sua orientação em todos os aspectos de minha vida, tanto nos grandes como nos pequenos acontecimentos, conflitos, nas pequenas decisões, nos pequenos detalhes do meu dia a dia. Orienta-me, dê-me sabedoria para saber dar o valor devido ao que acontece e agir adequadamente. Em nome de Jesus, amém”. 

Citações
¹  Daniel 1.8a.

²  Atos 6.1-7.

Nenhum comentário: