“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

'Muda de vida ou muda de nome!'

Qual é a sua identidade?  - Aprendendo com o macaco-guariba (Alloatta caraya)
Texto Bíblico: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”

Na selva Amazônica, caçadores atiraram e mataram três macacos guaribas adultos. A seguir, foram surpreendidos por uma saraivada de fezes, atiradas pelos companheiros dos que morreram. 

História triste, história de predadores. Quantos deles não circulam por aí, tirando o nosso sossego, a nossa segurança?
Temos ouvido com indiferença o noticiário de balas perdidas, tráfico de drogas, terrorismo, violências? Temos sido insensíveis ao sofrimento alheio? Assustador! 

Ah, precisamos refletir, voltar ao primeiro amor, sermos impactados pelo amor e pela graça de Deus em nós. Não podemos nos conformar; tomar a forma e a feição da indiferença com a dor alheia, com o pecado deste século.¹
O que temos visto hoje? Corrupção, impunidade, agressões! Livros, revistas, programas de televisão, sites, novelas que promovem adultérios, crimes sexuais de diversas ordens, drogas, traições, taras sexuais.
É possível que o cristão verdadeiro tenha prazer em assistir programas, filmes que ridicularizam pessoas humildes, que fomentam notícias sensacionalistas, em ler livros de sadomasoquismo ou jornais que 'se espremer sai sangue'? Não mesmo! 
O justo não se compraz com a desgraça alheia, não gosta de ver o mal, luta pela honestidade e, por isso, será abençoado com abundância: O que anda em justiça e fala o que é reto; o que despreza o ganho de opressão; o que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno; o que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios, e fecha os olhos, para não ver o mal, este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas.²  
Fechar os olhos não é omissão e sim, desgosto, é se importar. Não dá pra cochilar, ficar indiferente diante do extermínio da entidade família, da falência da dignidade, dos valores que trazem segurança, sentido, alegria à vida social.
Os macacos, indignados, fizeram o que estava ao seu alcance, jogaram fezes nos invasores. Não defendemos revanche e sim um posicionamento concreto e firme do cristão quanto aos valores morais; maior critério, seriedade na escolha dos governantes, dos programas de televisão e dos livros que são lidos.
 
Quanto jovem, na classe de estudo bíblico da igreja, éramos estimulados pelo professor, Dr. Warwick E. Kerr, a enviar cartas a líderes, jornais, elogiando ou criticando certas atitudes, baseando-nos em valores cristãos.
Quando nutrimos pensamentos verdadeiros, justos, puros, amáveis fazemo-nos imitadores de Cristo.3,4 
Os pensamentos transformam-se em ações e delas germinam atitudes que formam o caráter e regem uma vida.5
Conta-se que certo general, revoltado com soldados omissos, perguntou para um deles o seu nome e ao ouvir que o nome do soldado era igual ao seu fica indignado e grita: "Muda de vida ou muda de nome".
Você tem dignificado o nome de cristão? Os primeiros cristãos fizeram diferença, transtornaram o mundo com mensagens de amor, transformação, santidade. Será que Jesus tem sussurrado, com tristeza, ao nosso ouvido: - Muda de vida ou muda de nome”? 

Para Refletir: As suas atitudes, palavras correspondem ao nome de cristão?  Tem enfrentado as injustiças sociais ou tem se calado perante a imoralidade, a violência, a corrupção?
Oração: “Senhor, perdão pela minha covardia. Dê-me ousadia para me posicionar, com amor e firmeza diante de tudo que entristece o Seu Santo Espírito. Que eu não me cale diante da dor dos aflitos e da sagacidade dos maus. Usa-me para fazer diferença em minha geração. Em nome de Jesus, nosso referencial. Amém!”

Citações
¹  Romanos 12.2
²  Isaías 33.15-16 - grifo acrescentado pela autora.
³  Efésios 5.1
4  Filipenses 4.8
5 Green, M. P., "Ilustrações Para Pregação Bíblica" (Illustrations for Biblical Preaching), (Grand   Rapids, Michigan: Baker Book House) 1989. 
* Fotos extraídas de: http://riosemargens.blogspot.com.br/2011/02/macaco-guariba-ou-bugio.html e http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=25681

Nenhum comentário: