“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 4 de novembro de 2014

'Plantando um bom destino'

‘Virtudes cardeais’
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12)

            Os sábios da Antiguidade consideravam que todo comportamento humano deveria girar em torno das quatro virtudes cardeais: prudência, coragem, temperança e justiça.
            O que é uma virtude cardeal? Do latim, virtus: força moral, hombridade, vigor e cardeal: eixo; ponto principal, em torno do qual as coisas giram; 'dobradiça da porta'.

            Sendo assim, virtude cardeal significa uma disposição firme, perseverante em focar e praticar o bem e rejeitar o mal de modo a tornar-se um estilo de vida, um hábito que trará um novo destino:
“Plante um pensamento, colha uma ação;
Plante uma ação, colha um hábito;
Plante um hábito, colha um caráter;
Plante um caráter, colha um destino (Stephen Covey)
            O apóstolo Paulo nos ensina que tudo começa no âmbito do pensamento. “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, Seja isso o que ocupe o vosso pensamento...e o Deus da paz seja convosco” (Fp 4.8 - grifo acrescentado)
            
            Então, como posso virar a página para uma nova história, como plantar um bom destino? Vamos analisar cada virtude, à luz da Palavra de Deus, que deve reger nosso dia a dia.
            1. Prudência, bom senso ou sabedoria prática: tomar decisões buscando o que é verdadeiro, honrado com ‘pré-visão’ sobre as conseqüências dos atos. Na prática, é pensar: 'Em meus passos, o que faria Jesus?' *
           Pitágoras disse: “A prudência é o olho de todas as virtudes”. Da sabedoria nas decisões nasce a orientação para que as outras 3 virtudes sejam exercitadas.
Abigail, ao ver sua família ameaçada saiu de sua zona de conforto e ousou questionar Davi, um guerreiro audaz, quanto ao seu projeto e alertá-lo para a injustiça que planejava executar (1 Sm 25.1-34).
             
            2. Coragem: manifesta-se durante as adversidades. É uma força, uma decisão interior de não retroceder, não negociar a honra e a dignidade e sim defendê-las, mesmo à custa da própria vida.
            Estevão e tantos outros mártires não negaram sua fé e, com firmeza expuseram a hipocrisia dos líderes religiosos de sua época (Atos 7).  

            3. Temperança: moderação, controle dos impulsos pessoais. Capacidade de renunciar ou protelar realizações, prazeres para que o bem prevaleça.
            Daniel foi temperante: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei...” (Dn 1.8).
            Um dito popular ensina que um peixe pode viver no mar sem se tornar salgado. Sim, é possível conviver num mundo corrompido sem se contaminar, sem se conformar (Rm 12.2).          

            4. Justiça: Respeitar o próximo, seu valores e direitos, dando ao outro o que lhe é devido. A justiça deve incentivar a honestidade, a partilha, o acolhimento aos menos favorecidos.
            A parábola contada por Jesus, sobre o bom samaritano nos ensina a tratar o nosso próximo com amor e misericórdia, independente de sua posição social (Lc 10.30-37).

            Finalmente, qual a alavanca que motiva todas as virtudes? O amor, ensinado por Deus. Entretanto, somente Ele nos capacita a exercitarmos este sentimento, em toda a sua inteireza, porque sem Ele nada somos e nada podemos fazer:

            Após 400 anos de lutas, finalmente, o povo de Israel vai adentrar a terra prometida, sob a direção de Josué. Uma nova história seria construída, mas para isto, o povo devia se santificar:
"Disse Josué ao povo: Santificai-vos, 
porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós" (Js 3.5).
           Como desfrutar de uma nova vida, das surpresas preparadas por Deus se o nosso coração estiver distante d'Ele, poluído com o pecado, com mágoas? 
           Santificai-vos... Hora de refletirmos sobre nossos sentimentos, atitudes, palavras, assumindo um compromisso de mudança para abençoar pessoas e ser abençoado.  
            A vida é um bumerangue, tudo que lançamos, volta; tudo que semeamos, colhemos. Se não estamos satisfeitos com o que estamos recebendo em nossa vida, devemos repensar e mudar o que estamos lançando. Sempre considerando que:
'Se não houver fruto, valeu a beleza das flores.
Se não houver flores, valeu a sombra das folhas.
Se não houver folhas, valeu a intenção do semeador.' (Henfil)
            
Senhor, Pai de amor, eu me curvo, agora, na Sua Presença 
para pedir perdão e a Sua intervenção na minha vida. 
Clamo por Sua misericórdia, por Sua orientação.
Conceda-me o perdão e as virtudes que tanto necessito.
Ah, Senhor, ajuda-me a não magoar as pessoas e
a perdoar a quem tem me ofendido.
Capacita-me a honrá-Lo em todo tempo,
agradar o Seu coração e a cumprir as incumbências
que o Senhor destinou pra mim.
Em nome de Jesus que nos ensina o que é amar,
de fato e de verdade, amém!”

Sugiro a leitura de: 
* SHELDON, C. Em seus passos o que faria Jesus? Editora Mundo Cristão, 2010, 288 p.

Nenhum comentário: