“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

'Princípios & Legados: uma história de vida'

"Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, 
e muito te multipliques na terra que mana leite e mel...
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, ao deitar-te, e ao levantar-te...
E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas" (Dt 6.3-9)

Deus nos ensina que a obediência a Seus princípios traz o bem e a multiplicação na terra.
Quando lemos este texto podemos pensar em prosperidade material, fama, poder. Entretanto, precisamos alargar nossas mentes e pensarmos nos reais valores, os valores eternos.

Irena Sendler (1910-2008), polonesa, conhecida como o 'Anjo do Gueto de Varsóvia', multiplicou-se durante a Segunda Guerra Mundial, apesar de correr sério risco de morte. 
Quando a guerra teve início, Irena trabalhava como assistente social, organizando refeições comunitárias. Em 1942, os nazistas criaram em Varsóvia um gueto, onde viviam judeus aprisionados. Irena, indignada, conseguiu passe para adentrar ao gueto como sanitarista, no controle da doença do tifo. Entretanto, quando saia do gueto, não estava sozinha. Levava uma criança e até adultos escondidos em caixa de ferramentas, caixões, sacos de batatas, ambulâncias.
Conseguiu cerca de 25 ajudantes (24 mulheres e um homem), neste míster. Buscava familiares das vítimas e, na falta, tentava a adoção com documentos falsificados, abrigos em conventos, orfanatos.
Conta-se que, juntamente com sua equipe, salvou cerca de 2.000 pessoas, especialmente crianças, cujos nomes foram escritos em papéis e escondidos numa jarra enterrada sob uma macieira, no quintal da casa de um vizinho. 
Delatada, foi torturada pela Gestapo, tendo uma perna e um pé fraturados, porém a sua dignidade e fé em Deus mantiveram-se ilesas. Seus amigos subornaram um guarda para que não fosse executada.
          Ao longo do tempo, sua história tem sido distorcida. Há quem diga que ela trabalhava no gueto como encanadora e, segundo os próprios relatos de Irena, isto não é verdade. Sua história real encontra-se em: http://www.irenasendler.org/


Irena Sendler, 2005, Varsóvia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Irena_Sendler
          Indicada para receber o prêmio Nobel da Paz, em 2007, foi preterida por Al Gore (político e ativista ecológico). Entretanto, muitos dos resgatados a procuravam, agradecidos, tendo sido nomeada cidadã honorária de Israel além de ter recebido muitas outras honrarias. Mas, sem dúvida, a maior delas é a certeza de dever cumprido, a alegria de não ter se omitido.

          Irena, de crença cristã, diz: 'A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância. Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade'

          Linda história. Exemplo de vida! Faz-nos pensar em legados!
          Qual legado, memorial que temos construído?
          Quais princípios temos transmitido aos nossos filhos e aos que convivem conosco?


"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, 
ainda quando for velho, não se desviará dele" (Pv 22.6)

          Atualmente vivemos momentos de individualismo, cobranças, críticas.
          Poucos se apegam a outros ou se envolvem, com ardor, à causa alheia.
          Propaga-se o protocolo de uma dissimulada e fria convenção social.
          A vida tem sido desperdiçada em busca de bens, posição social que são tão fugazes e fúteis diante da eternidade.

          É verdade que não estamos enfrentando uma guerra ostensiva como Irena enfrentou. Mas a luta pela sobrevivência é uma guerra, e muitos se sentem derrotados. Caminham deprimidos, esfolados, carentes de um ombro amigo, de uma palavra de esperança. Como tenho reagido a tantos enfermos de alma?

          Que o nosso Deus nos ajude a tomar decisões e atitudes para que deixemos um legado de filhos que se dispõem a fazer diferença, que lute, interceda pelos menos favorecidos, pelos enlutados, pelos que se quedam, sucumbidos, diante de tantas pressões e cobrança por desempenho.
          Sempre é bom lembrar que a fé sem obras é morta. Somos salvos pela fé e confissão em Cristo           Jesus, remidos pelo Seu precioso sangue, derramado em favor de nós. Entretanto, Jesus ainda nos ensina que, no grande julgamento, as obras separarão os que realmente são filhos de Deus (Mt 25.31-46). Que Deus tenha misericórdia de nós e nos anime e capacite, aqui e agora, a sermos instrumentos em Suas mãos.
Leia mais em:
http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2012/08/construindo-uma-historia-aprendendo-com.html
http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2012/07/guarda-das-fontes.html

Nenhum comentário: