“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

'A leveza da simplicidade'

Texto Bíblico: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sedes prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10.16).

Simplicidade nos relacionamentos, valores, consumo: artigos raros nos tempos em que vivemos. Tempos controversos, com abundância exagerada de celulares, sites de relacionamentos e, no entanto, de interações, cada vez mais, aparentes e superficiais.
Muitos se perguntam: - 'Até que ponto devo confiar no outro, me doar, desabafar, sem parecer tolo e carente? Na dúvida, não é melhor eu me calar, esconder meus anseios, minhas dores?' 
Somos ainda bombardeados pela valorização da aparência externa e consumo com promessas de alcançar status social, reconhecimentos, aprovação. 
Entretanto, precisamos de tão pouco para viver e, no fundo, o que todos nós queremos é amar e sermos amados, sem subterfúgios. Ansiamos pela paz, por uma vida leve e tranquila.
Dalcides Biscalquin, ex-padre, largou a batina pra se casar e quando perguntado pela Revista Veja (23/10/2013) a respeito do que sente falta do tempo em que era padre, respondeu: "De ter poucas roupas e uma mala antiga. A simplicidade traz leveza".

Deus nos ensina a cultivar a simplicidade das pombas  (Columba livia), a aquietar o nosso coração. Os pombos vivem em agrupamentos e são símbolos de fidelidade ao seu parceiro e da dependência da provisão de Deus. Possuem excelente senso de direção e sabem para onde vão.
Este é o grande desafio. Viver uma vida gratificante, deleitando-se com a companhia dos que partilham conosco a caminhada, saboreando cada momento, cada garfada, sem perder o foco do destino que sonhamos chegar (Fp 3.13-14).  
Singeleza de coração não é isolamento, é um estado de espírito, uma disposição de relevar, de ser amável, sem rancor, mesmo com quem é rude conosco. É perdoar e amar mesmo os que são pouco amáveis
        É se transformar em imitador de Cristo e buscar, antes de tudo, agradar a Deus, desfrutando com o coração grato das oportunidades que Ele nos concede, que tem sido tantas.

Recordo, com saudades, de dois amigos preciosos. Juntos, meditávamos na Bíblia, trocávamos idéias, fazíamos serenatas. Hoje, moramos distantes, sem perspectiva de residirmos novamente na mesma cidade. Entretanto, fico feliz em saber que não desperdiçamos a chance dessa valiosa convivência.
Que instigante é desfrutar da diversidade de idéias, aprender com o outro, estabelecer vínculos, amadurecer na fé em Deus! Seriam estes os desafios que trazem doçura, significado ao nosso viver? Que nos ensinam a não desperdiçar a vida? A olhar para o passado e poder dizer: “Foi bom demais!”

Para Refletir: O que tem sido prioritário para você? Como estão os seus relacionamentos? Você tem valorizado sua família, seus amigos? O que fazer para melhorar?
Oração: “Senhor, ajuda-me a buscar na simplicidade, na convivência com o meu irmão a fonte de alegria, da comunhão, das realizações. Que eu possa saborear cada momento, sem pensar nos próximos que virão, desfrutando o presente da melhor forma possível, sem complicar a vida, para que ela seja vivida em toda a sua inteireza. Em Jesus que nos ensina a amar, amém”!


Nenhum comentário: