“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 19 de março de 2013

'Reservatório ou canal de benção?'

Aprendendo com o golfinho (Delphinus delphis).
Texto Bíblico: “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Sl 126.5-6).

      Os golfinhos ou delfins, mamíferos que vivem no meio aquático, são excelentes nadadores, chegando a atingir a velocidade de 40 km/h. Mergulham a grandes profundidades e saltam até cinco metros de altura. Alimentam-se de peixes, lulas, moluscos, camarões. 
      Animais gregários, brincalhões e inteligentes, são famosos por aprenderem com facilidade tarefas sofisticadas.


      Os grandes inimigos dos golfinhos são os tubarões, orcas e o próprio homem. Entretanto, existem muitas histórias de golfinhos protegendo seres humanos; formando barreiras entre o tubarão e o homem; saltando sobre um tubarão e até mesmo batendo seus focinhos ossudos contra tubarões, até que ele solte a vítima. 
      Conta-se que, certa vez, golfinhos se agruparam em volta de uma pessoa e emitiam sons altos e perturbadores para desorientar o predador, que estava prestes a atacá-la. Há relatos de golfinhos que empurraram para superfície crianças e cahorros que se afogavam no mar, guiando-as até o barco, onde foram salvas (vídeo anexo).1


      Estes relatos fascinam pela coragem, solidariedade. Não sabemos até onde vai a consciência destes animais, mas isso nos leva a reflexões: - ‘Temos sido sensíveis às lutas dos nossos companheiros de jornada? Ao vermos nosso irmão carente, machucado pela vida, temos ajudado ou, covardemente, nos omitido? 
      Pessoas generosas alcançam o favor de Deus: “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda” (Pv 11.24). A vida é como um espelho ou um bumerangue. Tudo volta para aquele que arremessou: um sorriso, uma palavra, sentimentos, ações.
“Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício”(Pv 19.17). Deus não fica devendo nada para ninguém. Tudo que fizermos para os outros, receberemos porção igual em qualidade, multiplicada em quantidade, como sementes lançadas em terra fértil. Mas o que deve nos mover é o amor e não a recompensa. Sem amor nada se aproveitará (1 Co 13)

          A generosidade não se limita aos bens materiais, mas ao tempo que dispomos ao nosso próximo; presença na hora da aflição; disposição de orar por ele e com ele. Que sejamos sensíveis, jamais indiferentes, para não perdermos a oportunidade de ajudar o nosso parceiro de caminhada, mesmo que precisemos reduzir o passo, interromper projetos.

           Observe o tronco da jabuticabeira. As calosidades denunciam a sua frutificação. A vida é assim. Produzir frutos consume energia, cansa, torna-nos alvo de pedradas, deixa marcas. Porém, a colheita mais prazerosa é resultado de sementes regadas com lágrimas, sob a direção do Pai (Sl 126.5-6).

Para Refletir: Tem alguém perto de você, carecendo de uma palavra, de um recurso que dispõe? Tem alguém necessitando de companhia, de oração? Se a alma é eterna e os bens materiais transitórios, no que devemos investir nosso fôlego, nosso tempo?  

Oração: “Senhor, me ajude a ser sensível às necessidades do meu próximo. Mostre-me o que devo fazer para ajudá-lo efetivamente. Dá-me condições para isto, sejam recursos materiais, espirituais ou emocionais. Que eu não seja um reservatório de bênção, mas um canal abençoador por onde passar. Em nome de Jesus, amém”.  

1 Free, C. Tubarão! Seleções Reader’s Digest, 92-101, dez/2008.


Nenhum comentário: