“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

“Referenciais”

"Quem anda com os sábios será sábio, 
mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Pv 13.20)

Um cântico infantil diz: ‘Eeeeu preciso de vocêê, você precisa de mim. 
Nós precisamos de Cristo até o fim...’

É verdade! Sem Jesus Cristo nada somos, nada temos e nada podemos fazer: "’Pois n’Ele vivemos, e nos movemos, e existimos... d’Ele também somos geração’ (Atos 17.28). 
Deus! Nosso alicerce, a coluna central da nossa vida, nosso referencial! Deus que, na Sua bondade e misericórdia, nos propicia Sua Presença, Sua Palavra que nos ensina a sermos Seus imitadores (Ef 4.32-5.1).

Deus que disponibiliza também mentores que nos apóiam, nos instruem com palavras e atitudes. O profeta Eliseu desenvolveu um ministério profícuo e teve Elias como seu mestre.
Timóteo amparou-se em Paulo que instilou nele a vitamina da fé, do compromisso com Deus. Vitamina que fortaleceu Timóteo ao ponto dele apoiar Paulo em suas aflições futuras.
“Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse:
Sê forte.” (Is 41.6).



(Recadinho da minha filha Deborah para seu irmão Leandro, 
via gatinho 'Panda')


Nick Vujicic, em seu livro ‘Uma vida sem limites’ pondera sobre a importância de elegermos guias confiáveis, ao longo da nossa vida, tais como mentores, exemplos de vida, companheiros de viagem.
Interessante é que os papéis podem mudar ou até mesmo se sobrepor. Um companheiro pode se tornar um mentor em épocas diferentes ou numa mesma época.
Qual o papel de cada um deles?

1.      Mentores: pessoas que nos amam e torcem por nós. Pessoas que nos aconselham, admoestam, motivam. Paulo foi um mentor para Timóteo (1 e 2 Tm).
“Leais são as feridas feitas pelo que ama...
Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim,
o amigo encontra doçura no conselho cordial” (PV 27.6,9)

Refletindo: Quem são os seus mentores? Você é considerado mentor de alguém?

2. Exemplos de vida: alvos, referenciais nos ministérios, nos dons que exercitamos. Pessoas que nos inspiram a sermos cristãos melhores a cada dia. Eunice e Lóide, mãe e avó de Timóteo, foram seus exemplos de fé sem fingimento (2 Tm 1.5).

Refletindo: Em quem você tem se espelhado? Tem desfrutado de uma vida cristã digna de ser imitada? Quem conhece você gostaria de ser igual a você?

3. Companheiros de viagens: aqueles que compartilham, apóiam e pelejam conosco a mesma jornada, os mesmos objetivos. Rute apoiou-se em sua sogra, Noemi:
“Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1.16)
“Em todo tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão” (Pv 17.17)

Refletindo: Quem são seus parceiros? Como companheiro de viagem, tem exalado o perfume agradável da credibilidade, do entusiasmo, da prática da fé que professa?

Infelizmente, pessoas confiáveis são jóias raríssimas. Ah, como está difícil! Conserve, valorize com zelo as que encontrar!

E, olhando pro Autor e Consumador de nossa fé, Jesus Cristo, vamos em frente. Esforçando-nos para ter paz com todos os homens, vencer o mal com o bem (Rm 12.17-21).

As escolhas dos nossos mentores, referenciais, nossos companheiros de viagem espelham quem somos, nossas possibilidades e nossos sonhos. Além disso, predizem, como num espelho, quem seremos no futuro e o legado que deixaremos.
“Andarão dois juntos, 
se não houver entre eles acordo?” (Amós 3.3)
            
Sugestão de leitura: VUJICIC, N. J. Uma vida sem limites. Editora Novo Conceito, 2011, 257 p.

Um comentário:

Marilene disse...

Amei Regina, lindas palavras e ensinos como sempre. Parabéns amiga, estava conversando com o Herley sobre vc e disse que o seu segredo é que vc escreve com o coração!