“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Abraçadinho com as rãs (Êxodo 8.8-10)

Abraçadinho com as rãs  (Êxodo 8.8-10)
O povo de Israel era escravo no Egito e Deus escolhe Moisés para libertar o povo. Faraó resiste e Deus manda muitas rãs que invadem todos os lugares. Moisés pergunta a faraó se ele quer que as rãs voltem aos rios e ele responde: - Amanhã!
  Leptodactylus rhodomystax (Rã da Amazônia) *
   Amanhã? Difícil de acreditar, não é mesmo? Como adiar algo que está transtornando a vida de todos? 
Mas será que, de certa forma, nós não fazemos o mesmo ao convivermos com situações desconfortáveis e adiarmos decisões? Por que será que fazemos isto?
      
1.   Acomodação?
Reclamamos, mas vamos nos acostumando com o ‘mau cheiro’ das rãs. São atitudes, relacionamentos, sentimentos cultivados e que tiram a nossa paz e deixam a vida cinzenta. 
Não acontece de repente, é devagarzinho... e, sem querer, estamos envolvidos, dormindo abraçadinhos com as rãs...
Adiar decisões pode até trazer alívio temporário, mas depois é pior, muito pior. É preciso parar, refletir. Avaliar se as nossas escolhas, atitudes estão de acordo com a Palavra de Deus e decidir mudar as que não estão. Eliminar vez por todas, as 'rãs' de nossas vidas. Mas decisão sem ação não tem valor. É preciso 'converter' nossa caminhada:
"Considero os meus caminhos e 
volto os meus passos para os teus testemunhos" (Sl 119.59)

2.  Auto-suficiência, arrogância?
O faraó pensou que, sob sua ordem, os magos resolveriam o
assunto das rãs.   
Conta-se que, certo inverno, uma águia pousou sobre uma carcaça que boiava num rio. Faminta e confiante em suas potentes asas, devorava a carne. Mas, suas garras se congelaram na carcaça e, numa queda do rio, não conseguiu se libertar e morreu. Esperou tempo demais para usar sua excepcional habilidade de vôo.
Reconheçamos nossa impossibilidade e depositemos nossas decisões em Deus que tudo pode. Somente Ele pode nos ajudar a guerrear nossas lutas:
"Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis.... porque há um conosco maior do que o está com ele...” (2 Cro 32.7-8).

3.  Dureza de coração? 
“Hoje, se ouvirdes a sua voz,
não endureçais o vosso coração” (Hb 3:15)
O Pr David Wilkerson perguntou, certa feita: “Sabe onde tem pessoas com coração mais duro?” E respondeu: - “É na igreja!” Não é chocante?
Esta praga: legalistas, cristãos de aparência, que cultivam status social, já existiam no tempo de Jesus. Pastor Wilkerson está certo, em nossos cultos há escassez de quebrantamento, de choro pelo pecado cometido. Tá faltando renúncias e compromisso com Deus e a Sua vontade.
Precisamos clamar a Deus para que nossos cultos deixem de serem estéreis, formais. Que a praga da dureza de coração seja substituída, sem demora, pelo arrependimento, pela santificação de modo que a igreja cumpra seu papel de levar a Palavra por todo mundo.
"Buscai o Senhor enquanto se pode achar,
invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar" (Is 55.6)
 
4.  Indecisão, perfeccionismo, medo ou preguiça?

Adiar, protelar, dormir com as rãs é fruto também da:
o       Indecisão: a dúvida, a falta de fé engessa.  
o       Perfeccionismo: a espera do tempo certo:
“Quem fica observando o vento não plantará e
quem olha as nuvens nunca colherá” (Ec 11.4)
o       Medo de mudanças: nos torna suscetível (presa fácil):
§        “Em me vindo o temor, hei de confiar em Ti” (Sl 56.3)
o       Preguiça:
§        “O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta” (Pv 13.4)

Refletindo:
Que praga tem se alojado no meu travesseiro? O que tenho adiado? Melhorar o relacionamento com Deus? Orar mais? Investir na minha família? Fazer uma faculdade? Prestar um concurso?

       Que Deus me dê discernimento para identificar as 'rãs’ e ousadia para extirpá-las de modo que a minha vida não seja desperdiçada.  
       O compositor Renato Russo disse: "Todos os dias quando acordo não tenho mais o tempo que passou, mas tenho muito tempo; temos todo o tempo do mundo... Somos tão jovens". Ele não sabia que não teria todo o tempo do mundo. Morreu de AIDS, com 36 anos.
       Mais uma noite com as 'rãs'? Não mesmo!
Fora rãs, fora! Hoje, agora, já!

“Sonda-me ó Deus, ensina-me a reconhecer o que precisa ser erradicado, tratado em minha vida de modo que, a cada dia, eu esteja mais próxima da Sua vontade boa, perfeita e agradável, exalando a excelência do bom perfume do Seu Filho, Cristo Jesus, em nome do qual chego na Sua Presença”.

http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/meio-ambiente/veja-lista-de-curiosidades-imagens-e-sons-de-sapos-da-amazonia/?cHash=0875324259b3b083768d281ebf9f5f28

Um comentário:

Jeferson Cardoso disse...

Oi Regina!
Que postagem edificante, lembrou-me muito de seu livro “Virando a página”!
Quantas vezes a gente prefere dormir com as rãs ou outras pragas que virar a página?
Há um versículo bíblico que sempre estou refletindo: “Como saiu do ventre da sua mãe, assim nu voltará, indo-se como veio e de seu trabalho nada poderá levar consigo.” (Eclesiastes 5:15)
A vida é um presente de Deus, e tudo tem que ser resolvido no dia. Não devemos adiar nada, quem dá a certeza do amanhã? E se o amanhã vier é porque Deus nos deu uma nova chance de recomeçar a vida!
Que o Senhor a abençoe grandemente e que seus ensinamentos bíblicos percorram toda a internet!
Um grande abraço da Andréia!

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso.” (JefhCardoso)

Convido para que leia e comente “Givanildo Casa Grande” em meu blog http://jefhcardoso.blogspot.com/
Abraço de um blogueiro navegante!