“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


segunda-feira, 18 de julho de 2011

'Espanando as ‘teias’ de antigos sonhos'

Alguém disse que os nossos sonhos são como estrelas. Não podemos tocá-los, mas podemos escolher quais deles utilizaremos como guias. Você tem sonhos? Há quem diga que vivemos uma geração de gente cansada, que deixou de sonhar.

Thomas E. Lawrence (1888-1935), conhecido como Lawrence da Arábia, arqueólogo e escritor britânico disse: “Todos os homens sonham, mas não da mesma forma. Os que sonham de noite, nos recessos poeirentos de suas mentes, acordam de manhã para verem que tudo, afinal, não passava de vaidade. Mas os que sonham acordado, esses são homens perigosos, pois realizam os seus sonhos de olhos abertos, tornando-os possíveis”.

Sonhadores de dia: gente ousada, que encena (mentalmente) seus sonhos até torná-los possíveis. Gente com foco, com direção, gente que sabe o que quer.

A história bíblica conta a respeito de homens que sonharam com olhos abertos e fizeram grandes conquistas: Moisés sonhou com a liberdade do seu povo, Davi em construir um templo para o Senhor, Josué e Calebe em conquistarem Canaã.
Alguém perguntou: “Qual o lugar mais rico da terra? Seriam as minas de diamante da Rússia ou as reservas de petróleo da Arábia Saudita?” - Nenhum deles! O local mais rico da terra é no cemitério. Lá jazem telas que nunca foram pintadas, poesias que nunca foram escritas, projetos que nunca se realizarão, inventos não testados, palavras de amor nunca ditas. Quantos sonhos enterrados! Muito triste!

            No livro “Artesões de uma nova história”, Ricardo Gondim diz:
“Necessitamos de gente que saiba sonhar de novo. Precisamos de pessoas...
... cujo exemplo seja uma inspiração;
... que amem mais a humildade do que a propaganda;
... conhecidos e amados no céus;
... conhecidos e temidos no inferno!
Ora, se o mundo do cego é limitado pelos olhos que não vêem e o do ignorante pelo conhecimento que não possui, o mundo do medíocre é limitado pelos sonhos que não possui.
Uma geração pobre não é aquela sem riquezas, e sim aquela que não possui homens e mulheres que saibam sonhar...”

Quero desafiá-lo a relembrar, agora, antigos sonhos. A trazê-los à luz, a tirar a poeira, as teias de antigos projetos. A consultar a Palavra de Deus pra entender se este anseio é digno, se ele está de acordo com as promessas do Pai. Se sim, estabeleça, com urgência, as estratégias para alcançá-lo. É tomar atitudes com entusiasmo, zelo e avançar.

            Jabez foi um jovem comum, que não levou em conta seu passado, o estigma do seu nascimento. Ele se destacou por saber sonhar: “Foi Jabes mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabes, dizendo: Porque com dores o dei à luz.
Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido...” ( 1 Cr 4.9-10).

Minha família está vivendo, hoje, momentos de decisões. Tenho orado: “Senhor, qual é o seu sonho para nossas vidas? Queremos sonhar este sonho. Sei que os Seus sonhos não são medíocres, pois não atenta para nossa possibilidade, para nossas limitações. Em Suas mãos, sonhos majestosos tornam-se viáveis, reais e visíveis, pois não somente é um Deus de poder como também é um Deus de amor, que zela por nossas vidas até quando dormimos.
Deus, ensina-nos a sonhar, a perseguir os sonhos que provém do Seu querer, com intrepidez e perseverança. Dê-nos sensibilidade para identificarmos nas coincidências, nas portas abertas, as Suas providências, o Seu poder revelado e atuante em nossas vidas. Usa-nos, para Sua honra e glória, somente.  E, obrigado pelo muito que já tem feito. ”: “As suas mãos dirigem o meu destino, acasos para mim não haverá”.  
Louvado seja Deus!



Para o seu deleite segue a letra do Hino 163 do Novo Cântico (um dos meus favoritos), autoria de S. P. Kalley:

“As Tuas mãos dirigem meu destino!
Ó Deus de amor, que seja sempre assim!
Teus são os meus poderes, minha vida;
Em tudo, eterno Pai, dispõe de mim.
Meus dias sejam curtos ou compridos,
Passados em tristezas ou prazer,
Em sombra ou luz, de acordo com o teu plano
É tudo bom se vem do teu querer...

As Tuas mãos dirigem meu destino,
Por mim cravadas na sangrenta cruz!
Por meus pecados foram traspassadas,
Bem posso nelas descansar, Jesus!
Nos céus erguidas, sempre intercedendo,
As santas mãos não pedirão em vão;
Ao Seu cuidado, em plena confiança,
Entrego a minha eterna salvação.

As Tuas mãos dirigem meu destino,
Acasos para mim não haverá!
O grande Pai vigia o meu caminho
E sem motivo não me afligirá!
Encontro em seu poder constante apoio,
Forte é Seu braço, insone o Seu amor;
Por fim, entrando na cidade eterna,
Eu louvarei meu Guia e Salvador, Amém!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: