“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cansado demais...

Domingo, 14 de Novembro de 2010

Cansado demais... 1 Sm 30.1-25
(adaptado de mensagem ministrada pelo meu marido, Leomam)
            O Rei Davi saiu com seus 600 homens para guerrear contra os filisteus. Ao voltarem para o seu acampamento, em Ziclaque, encontraram tudo devastado, queimado, saqueado e suas mulheres e filhos tinham sido levados cativos pelos amalequitas. A dor foi muito grande (leia a meditação deste blog: “Deus que restitui”).
            Davi, orientado por Deus, parte com os seus homens para resgatar o que o inimigo tinha levado. Entretanto, ao chegarem ao Ribeiro de Besor, duzentos homens ficam para trás, porque não conseguem passar o Ribeiro, de tão cansados que estavam (v.10).
            Davi prossegue com os 400 homens, resgatam tudo que o inimigo tinha levado, não lhes faltando coisa nenhuma, nem grande e nem pequena (v.19).
            Davi e seus homens regressam e quando chegam ao ribeiro, Davi saúda cordialmente os 200 homens que tinham permanecido ali (v.21). Entretanto, os homens maus, de Belial, que foram com Davi, não queriam devolver o despojo que tinham resgatado para estes 200 homens. Sugeriram a Davi que dessem a eles suas mulheres e filhos e os mandassem embora (v.22).
            Davi não concorda. Diz que a proteção e a vitória tinham sido dadas por Deus (v.23) e que todos receberiam partes iguais (v.24). Os que ficaram guardando a bagagem seriam igualmente agraciados.
           
            Muitas vezes li este texto e questionava, no íntimo, este grupo de 200 homens. Achava-os acomodados. Até que um dia, Deus me falou ao coração por meio de uma mensagem ministrada pelo Leomam. Então entendi mais uma vez como é imensa a misericórdia e o amor de Deus para conosco.
            Quando perdemos alguma coisa: nossa alegria, ministério, pessoas amadas, emprego, bens, sonhos pode ocorrer duas situações:

  1. Algo ainda pode ser feito e devemos fazê-lo com intrepidez, urgência e perseverança. (Leia a meditação anterior). Deus não fará o que compete a nós, o que está dentro de nossas forças.
  1. O cansaço pode nos dominar e nos sentimos sem forças e sem recursos para reagir. O nosso estudo de hoje enfatiza este segundo grupo (200 homens) que nem conseguiram transpor o Ribeiro de Besor.
O que eu aprendo com estes 200 homens?
1. Tudo que temos é concessão de Deus.
            Muitas vezes somos maus mordomos, não cuidamos bem daquilo que Deus tem nos dado. Com a urgência de provermos recursos para nossas famílias, com as pressões e múltiplas opções do mundo moderno, descuidamos dos preciosos presentes do Pai. Abrimos brechas e elas podem levar a perdas.

a. Identifique o que perdeu:
      O que você perdeu ou está perdendo? Sonhos? Simplicidade? Alegria? Amigos? Familiares? Objetivos?
Muitos vão cauterizando os corações e nem percebem o que perderam ou estão perdendo. Quando menos a pessoa espera, o inimigo tenta levar o que é nosso.

b. Lamente, valorize (v.4)
      Chore, derrame a sua dor perante o Senhor. Chorar é terapêutico, mostra humildade, dependência. Confesse a Deus a sua incapacidade.

c. Reanime-se, como Davi, no Senhor (v.6).
     Homens, vocês são o sacerdote do lar (Efésios 5.23). Usados para restaurar. Busquem unção, direção do Pai para exercer este papel com dignidade. Deus capacita, restaura, concede nova disposição espiritual. Iniciem e perseverem no culto doméstico com suas famílias.
    Mulheres, se formos sábias edificaremos a nossa casa (Provérbios 14.1). Preciosa função. Porém, só a conseguiremos se buscarmos a orientação em Deus, em humildade, disposição, com os joelhos no chão.
Você tem se reanimado no Senhor?
d. Consulte o Senhor (v.8)
      Deus orienta e dá uma promessa: 'Vai, porque tudo o que roubaram, será restituído'. 
       Entretanto, 200 homens não conseguiram ir. Cansados, ficaram guardando a bagagem no ribeiro de Besor.

2. Como recuperar o que perdemos quando estamos cansados demais?
     Muitas vezes nos sentimos fragilizados, impotentes diante de desafios.
Se você não sabe o que fazer, está sem recursos, a solução é somente uma: GUARDE A BAGAGEM (v.24).

O que é guardar a bagagem?
a. Não negocie, jamais, os valores de Deus.
Mantenha a fé, a esperança em Deus. Obedeça a Sua Palavra, seja exemplo dos fiéis. Tenha uma vida honrada, comprometida com Deus e Sua vontade. Não deixe nada, nem ninguém tirar ou abafar a Presença de Deus na sua vida.
            Honre seus compromissos com Deus e com o seu próximo. Que o seu comportamento exale o bom perfume de Cristo, ao demonstrar responsabilidade pessoal e social, sendo abundantes em boas obras.
            Não tenha duas palavras, duas caras. Cumpra suas promessas. Seja sincero, honesto, verdadeiro, justo. Afaste-se de tudo que é mal. Alimente o seu caráter, seus pensamentos com tudo que é bom e que traga alegria:

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento... e o Deus da paz seja convosco”. (Filipenses 4.8)

b. Clame, persevere na oração ao Senhor.
       Confesse ao Senhor o que está no seu coração, tudo! Não o que você pensa que deveria estar, mas sim o que realmente você está sentindo.    
     Peça a Deus misericórdia, que levante pessoas para ajudarem você.  
  Peça conselhos somente a quem pode ajudar: homens e mulheres comprometidos com Deus, que o orientem segundo a Palavra de Deus.
Tenha a certeza de que não está sozinho. “... porque maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo”. (1 João 4.4b)

c. Creia, espere pelo livramento. Deus lutará por você e restituirá o que você perdeu.      
      Você faz parte do Israel de Deus. Se você não tem forças para lutar, Deus levantará pessoas para lutarem por você. Deus pode usar para isso, até o próprio inimigo.
O inimigo não tem consideração, abandona um aliado, um egípcio. Deus usa este egípcio para ajudá-los. O próprio inimigo vai mostrar o caminho, vai devolver o que roubou. 
Conta-se que certa viúva cristã estava passando necessidades. Ligou para uma rádio pedindo uma cesta básica. Um bruxo assistia e disse: - “Eu vou rir deste povo crente”. Mandou seus servos fazerem uma despesa imensa no supermercado e levar até a casa da mulher. Quando ela perguntasse quem mandou, os servos diriam: - Foi o diabo. Os servos obedeceram e fizeram a maior compra possível, compraram de tudo, do bom e do melhor para tentar a viúva a aceitar. Quando iam transportando a despesa para dentro da casa da mulher, ela louvava a Deus e não perguntava quem tinha mandado. Até que um deles disse: - A senhora não vai perguntar quem mandou? A senhora respondeu: - Quando Deus manda, até o diabo obedece!

Deus levanta também Seus servos para lhe ajudarem. Davi foi um homem segundo o coração de Deus porque sabia reconhecer que Israel nunca ganhou uma guerra porque lutou bem e, sim, porque Deus lutou por eles.

            Não sei o que você perdeu. Porém eu sei quem pode devolver: DEUS! Busque em Deus orientação, forças e que a sua esperança resida somente no Pai! O Único que pode mudar a sua sorte, a sua vida e restituir o que tiraram de você.
LOUVADO SEJA O NOSSO DEUS!
“Voltai à fortaleza, ó presos de esperança;
também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro” (Zacarias 9.12)

DEUS O ABENÇOE!
          

4 comentários:

angelsymon disse...

Que mensagem linda... Apesar de conhecermos a Palavra de Deus, muitas vezes são nestes momentos de compartilhar a Palavra que podemos deixar vir à memória as promessas de Deus para nossas vidas.
Parabéns pelo Blog.
Symone e Fernando Augusto

Blog da Vânia disse...

Linda esta palavra.
Parabéns pelo Blog.
Vania Ramiro Cestari

Unknown disse...

MENSAGEM LINDA..FORTALECE NOSSA FÉ..PARABÉNS PELO BLOG..
ESPERANÇA JORGE
ASSIS S.P
1 DE MARÇO 2011 00:O1

RPG Cristão disse...

Muito boa a mensagem, falou muito ao meu coração.
Que Deus abençoe.