“... Sob a Tua Palavra lançarei as redes" (Lc 5.5b)


'O Teu caminho, ó Deus, é de santidade.

Que Deus é tão grande como o nosso Deus?

Tu és o Deus que opera maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder" (Sl 77.13-14)


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

'Erratas & Ficha Limpa'

Lya Luft escreveu para Revista Veja (29/02/2012) um artigo muito interessante intitulado “Erratas na vida”. Linguagem familiar para quem escreve uma tese. A tese está finalizada, encadernada e, então (ai, que dor...), muitos erros são descobertos e, os mais gritantes, são confessados numa folha anexa: Errata: 'Onde se lê:...; leia:....'.

         Lya considerou que seria tão bom se tivessemos condições de escrever uma errata para nossa vida: “Errata para as vezes em que eu podia ter viajado mas não fui, por covardia; em que devia ter falado e não falei, por preguiça; em que devia ter me calado e falei, por ser estabanada e tender a falar antes de refletir. Uma errata para as muitas decisões atrapalhadas, tantas indecisões desnecessárias, tantas lágrimas por tolices e tanta mágoa por infantilidade. Errata para os erros e também para os que não foi erro, mas desatenção, inabilidade, incompetência mesmo”.

Entretanto, Lya Luft continua: “Não dá para fazer correções dos erros que cometemos na nossa vida. É preciso contar com o perdão dos outros e a anistia da gente mesma... Apesar de... temos de tocar em frente”.

          Ah, como isso é verdade! Como seria bom voltar atrás, escrever uma errata para tanto tempo perdido, tantos disparates que cometemos! Tantas oportunidades desperdiçadas de fazer, de falar e também de refletir e calar! Situações que lembramos com tristeza e perplexidade! 

A nós pertence o corar de vergonha (Dn 9.7) pelas palavras, muitas vezes duras, inconvenientes. Atitudes e decisões precipitadas, falta de paciência, inquietudes inúteis diante das lutas.
Capa do livro: Esgotamento Espiritual
Malcolm Smith
Entretanto, como é bom saber que Deus é fiel e justo pra nos perdoar de todo pecado confessado (1 Jo 1.7), que o Seu amor e misericórdia se renovam a cada amanhecer (Lm 3.23) e que a Sua paz alivia o nosso coração arrependido. 
É mais eficaz que uma errata. É acordar para um novo dia e se alegrar porque temos uma ficha limpa! Em Cristo Jesus, Deus nos dá um atestado de idoneidade!!! Louvado seja Deus!
UFA!!! Isto é bom demais! A garantia dada por Deus do perdão, de que não se lembrará mais dos pecados confessados (Hb 8.12), porque em Cristo tudo se faz novo (2 Co 5.17).
Deus deleta as bagagens da amargura (lixo fedido e paralisante) e nos capacita a seguir em frente, a correr livremente por um novo caminho (Hb 12.1). Um caminho mais suave, aonde vamos aprendendo a virtude da moderação, da misericórdia, a praticar a doçura e não cobrar tanto resultado da gente mesmo e do outro. 


“Obrigada Senhor por não desistir de mim. Obrigada porque o Seu amor não muda com o que eu faço ou deixo de fazer e seu perdão não depende do meu desempenho. Mas, meu Deus, quero agradar o Seu santo Espírito, recomeçar junto com o renovo da Sua misericórdia, viver de modo que lhe agrade. Oh, Deus, que tanto pratica e tem prazer em perdoar, ensina-me a perdoar, ajuda-me a reconhecer meus erros, a pedir perdão e ser perdoado pelo meu próximo e por mim mesmo de modo a avançar sem o peso do pecado que sufoca. Em Cristo Jesus, por meio de quem o Seu perdão sempre me alcança, amém!”
“a fim de viverdes de modo digno do Senhor,
para o Seu inteiro agrado,
frutificando em toda boa obra e
crescendo no pleno conhecimento de Deus” (Cl 1.10).



Refletindo: 'Que tal decidir?'
Pedir perdão a Deus?
  • Enumere o que tem afastado você do Pai (fonte do perdão) e peça perdão.
  • Peça que Deus mostre também aquilo que está em oculto: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno" (Sl 139.23-24)
Buscar mais a Deus (orar e ler mais a Bíblia) e a Sua vontade?
  • Peça perdão e, também, perdoe a quem lhe fez mal, lhe prejudicou.
  • Pare de cobrar tanto de si mesmo e do seu próximo.
  • Absolva-se:
    • Se Deus já lhe perdoou, relaxe. 
    • Deixe que Deus pegue em Sua mão e escreva uma nova história, sob a Sua direção.
E que Deus nos abençoe nesta nova caminhada!

domingo, 24 de agosto de 2014

'Lavrando campo novo'

Êxodo 2.1-10: Aprendendo com a família de Moisés
Cerca de 3.500 anos atrás, Joquebede teve um filho.
A situação era hostil. O seu povo era escravo no Egito e o faraó havia decidido que todos os meninos deveriam ser mortos, assim que nascessem.
Contexto muito triste, sem esperança, sem escolhas, porém, Joquebede toma uma atitude corajosa. Esconde o bebê e, quando ele tem 3 meses, tece um cesto e o coloca à beira do Rio Nilo, sob a vigilância de sua filha, Miriã.
Deus tem um projeto. Providencia que a filha de faraó enxergue o cesto e se encante com o menino a ponto de adotá-lo como seu filho, dando-lhe o nome de Moisés ('tirado das águas'). Mas, Moisés precisaria de uma ama de leite. Sua irmã, Miriã, que estava escondida entre os juncos, apresenta-se e oferece sua mãe Joquebede que é, então, contratada e paga para amamentar e cuidar de seu próprio filho. 
Deus de poder, que nos surpreende e cujos propósitos jamais serão frustrados (Jó 42.2)!
Quantos ensinamentos nesta história. Com ela aprendo que: 

1. Não importa a situação (o contexto em que vivo), Deus me desafia a confiar, a lavrar meu coração para disponibilizar espaço para novos e ousados sonhos. 
"Porque assim diz o Senhor...: 
Lavrai para vós campo novo e não semeis entre espinhos.
Circuncidai-vos para o Senhor, circuncidai o vosso coração" (Jr 4.3-4)
Egito: Campos lavrados margeando o Rio Nilo (2010).
É possível sonhar com um novo tempo, com um novo campo? Sim, Deus nos conclama a lavrar um campo novo, a circuncidar o coração, a capinar, retirando os espinhos que sufocam sonhos e paralisam vidas. 
Mas, como posso fazer isto? Tomando posição: decisão + ação. Decisão sem ação é ilusão, é balela! É arrepender-se, pedir perdão a Deus. É extirpar as mágoas, perdoar. Converter pensamentos, palavras e atitudes.  Quando tiramos o imprestável, removendo tudo que atrapalha nossa comunhão com Deus, disponibilizamos espaço para o renovo de Deus, para a semeadura de novas sementes, novos sonhos, uma nova história.  

Campos velhos, não tratados, são invadidos por ervas daninhas, por espinhos. São corrompidos pela amargura, por futilidades. 
"E o Senhor, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua semente, para amares ao Senhor, teu Deus, com todo o coração e com toda a tua alma, para que vivas" (Dt 30.6)

        Ah, é preciso lembrar que as boas sementes plantadas devem ser cuidadas diariamente e, com zelo, adubadas pela Palavra de Deus. É trabalhoso? Não, é extremamente prazeroso. Traz paz inigualável, esperança que entusiasma o coração e Deus muda a nossa sorte como as torrentes no deserto (Sl 126.4).

2. Nas mãos do Deus Altíssimo os recursos mais simples, as iniciativas mais humildes tem desdobramentos extraordinários, eternos.
Joquebede não se tornou refém do autoritarismo de faraó. Não se omitiu, não permitiu que ele escrevesse a sua história, a história de seu filho. Miriã não se intimidou perante a filha do faraó e todo o seu séquito.
Um bebê num cestinho sobre um rio imenso, com correntezas, cheio de crocodilos teve um futuro extraordinário.
Egito: Rio Nilo (2010) 
Não há faraó, estratégias, crises, tempestades, poder que possa neutralizar a nossa vida, nossa história se nos dispusermos, com fidelidade, a obedecer o projeto de Deus. Mas, para isto, precisamos renunciar ao pecado, deixar tudo que atrapalha nosso relacionamento com Deus. Assumir um compromisso real e radical com Ele.

            José foi vendido, rejeitado, escravizado, preso, mas em todo tempo foi fiel aos princípios eternos. Deus honrou sua fidelidade, preparando para ele a cadeira e o poder de governador do Egito (Gn 37-50)
Rute era uma viúva estrangeira, pobre, faminta e maltrapilha. Deus honrou sua lealdade e, de suas entranhas, procederam o grande Rei Davi e o Messias prometido (Rt 1-4).
Joquebede sonhou e agiu conforme o tamanho de suas forças  e foi honrada por Deus. Moisés retornou aos seus braços e ela passou a ganhar um salário para cuidar do seu próprio filho.

Deus honra nossos sonhos, nossa disposição em sair da zona de conforto, da indiferença e tomarmos um novo norte (Dt 2.3). Voltemo-nos para Ele, porque somente Deus poderá lavrar, fortalecer o nosso coração e nos fartar com colheitas inusitadas.
Quer construir algo novo? Esforça-te, não cruze os braços (Ageu (2.3).
O que precisa ser mudado? Precisa perdoar alguém? Deixar algum pecado? Mudar o temperamento? Praticar o amor, a mansidão, o domínio próprio?

3. Para que mudanças radicais aconteçam, preciso tomar atitudes radicais, romper com o pecado, pagar o preço de lavrar o campo.
É preciso pagar o preço pelo nosso lar, pelos nossos relacionamentos. Interceder, adotar cada um no coração. Ser modelo no agir, na lealdade, no cumprimento de promessas, na verdade, no reconhecimento dos erros.
É ser estaca, apoio, companheiro, é lavrar novo campo juntos (At 7.20). Enfrentando unidos as dificuldades, as secas, as tempestades e nunca lutando um contra o outro. É um revezamento de apoio e ânimo, cada um ajudando o outro em sua fraqueza:
"Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu amado?"(Ct 8.5)

Joquebede apoiou-se em sua filha Miriã. Moisés apoiou-se em Arão e em seu sogro, Jetro.
A união trará força, construirá memoriais eternos, altares de adoração.
Nossos gestos, palavras são marcas impressas. Elas movimentam engrenagens, influenciam o meio em que vivemos. Todos poderão se esquecer de nós, porém nossa família jamais se esquecerá:
"Porque nós oramos ao nosso Deus e, como proteção,
pusemos guarda contra eles, de dia e de noite...
Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível,
e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, 
vossa mulher e vossa casa" (Nee 4.8,14)

Joquebede lutou, sem perder a dignidade, transmitiu valores a Moisés que deixou um legado que mudou a história do seu povo e, também a nossa. Ela jamais deve ter imaginado o gigante que Moisés se transformaria.

O sonho de Joquebede era que o seu filho sobrevivesse, o de Deus era muito maior. 
Moisés tornou-se um dos maiores líderes que Israel já conheceu. Revelou-se um arquiteto, sanitarista, legislador, diplomata, estrategista de guerra.
Este é o nosso Deus, sempre nos surpreendendo, fazendo com que do novo campo lavrado, sementes se multipliquem, profusamente, com qualidade muito superior aos nossos mais ousados sonhos.
“... mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1 Co 2.9 - grifo adicionado).
Está escrito: e foi Deus, que não mente e é fiel, quem escreveu. Obrigada, Senhor! ALELUIA!!!


Um testemunho pessoal: Leandro defendeu seu Mestrado e o nosso sonho era que ele entrasse no doutorado. Isto aconteceu, porém, Deus tinha um projeto muito maior pra vida dele. Exatamente há um ano atrás, 25/02/2013, recebemos um telefonema informando que a nomeação do Leandro como professor efetivo da Universidade Federal de Uberlândia tinha saído. Deus que nos surpreende tornando nossa realidade muito superior aos nossos mais ousados sonhos.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

'Qual o tamanho dos seus pés? Sonho ou Ilusão?'

Quando será que deixamos a infância? Será que foi naquele dia em que pensamos no futuro e ficamos ansiosos?
“Há quem diga que a ansiedade é resultado de 
ambicionarmos por sapatos maiores do que os nossos pés...”
De certa forma, é verdade! Somos estimulados a sonhar alto, como águias e não como galinhas. Mas o sonho 'saudável' é aquele condizente com as nossas necessidades e condições. Fora disso é ilusão e não sonho. Por sua vez, sonhar com sapatos confortáveis e adaptáveis conforme nossos pés vão crescendo, é benéfico. É não dar um passo maior que a própria perna. 
Qual a diferença entre sonho e ilusão?
Sonhar é enxergar, pela fé, uma nova realidade. É pagar o preço, se organizar, planejar estratégias honradas, viáveis; com ousadia, deixando o comodismo e a preguiça. 
É ser parceiro de Deus, é sonhar junto, consoante a Sua Palavra. Nós entramos com a fé e o trabalho e Deus com Seus milagres extraordinários. Deus tem pensamentos de paz, e não de mal para nossas vidas. "... Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e Eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte..." (Jr 29.11-14).

Ilusão é fantasia, é auto-engano. É querer mudanças e esperar que Deus, o outro ou as circunstâncias as realizem por nós. É fazer dívidas, assumir compromissos para Deus cumprir. É fonte de frustrações, amargura, acusações. 

Assim, qual deve ser o tamanho do nosso sonho? 
Sonhar com sapatos adequados às necessidades do outro poderão ficar folgados demais e escapar dos pés. É adotar alvos superiores à sua capacidade. É se desgastar para manter um estilo que não se enquadra ao seu perfil.  Muitos destes gabam-se de serem ‘workaholics’ (provém da palavra 'alcoholic', que identifica os alcoólatras), viciados em trabalho. Geralmente, repelem qualquer interrupção de sua rotina. Não pedem ajuda por se acharem os únicos capazes. Num jogo de futebol, jogam na defesa e no ataque, sem deixar bola para ninguém. Saem do campo acabados, reclamando da falta de colaboração.
Certo homem, de origem humilde, conseguiu adquirir muitas terras. Com medo da falência viveu uma vida angustiante, não conseguia dormir em paz e o seu relacionamento familiar era deplorável. Morreu solitário, ainda jovem, desgastado por almejar alvos irrealistas às suas possibilidades.

Entretanto, também não precisamos de sapatos menores. É o camarada que só enxerga empecilhos e empurra suas responsabilidades para outros, foge de compromissos, desperdiça oportunidades. Há momentos de descansar sim, mas há momentos de marchar, agir. Deus não fará o que compete a nós.
           Alvos medíocres, aquém de nossas possibilidades, seja por medo, preguiça ou acomodação, sufoca, causa bolhas, sangra, tem o gosto amargo da frustração. É desperdício de vida.
                               Sonhar é fundamental. 
Só não sonha quem morreu. Não importa nossa idade, condições, que realmente nunca falte fôlego, gás para sonharmos, projetarmos alvos e que sejam alvos dignos de um filho de Deus. Sonhos que não sejam estagnados, que cresçam com os nossos pés, ampliando os nossos horizontes.
Não enterre e nem sufoque seus sonhos. Se existe respaldo na Palavra do nosso Pai lute por eles e terá grandes e inusitadas surpresas de um Deus que luta por nós, compensando nossas impossibilidades.
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer
"E que nunca falte linha para bordarmos nossos sonhos" (autor desconhecido). 

Que soltemos as linhas da nossa imaginação, de preferência as mais coloridas e que com elas teçamos nossos sonhos sem perder a noção das prioridades, sem passar indiferente pelo outro, sem perder a ternura, o foco da busca de uma vida que agrade a Deus.

Para Refletir: Como você é conhecido? “Workaholic” (só trabalha), pessoa criteriosa no uso de seu tempo (trabalha e desfruta) ou um preguiçoso parasita que vive do trabalho alheio? Como cumprir compromissos e cultivar uma vida de qualidade junto com amigos? O que você precisa mudar para isso?

Oração: “Senhor, ensina-me a usar o tempo, a dosar as atividades de modo que na minha velhice eu não lamente o tempo perdido. Ajuda-me a ser produtivo e sensível, estabelecendo relacionamentos bons e saudáveis e uma vida próspera. Em nome de Cristo Jesus, amém”

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Segue o esboço (muito interessante) escrito pelo Pastor Saulo Stratico Jardim, publicado no facebook (18/08/2014)

Texto Básico: Lucas 14.25-33
Que o Senhor nos capacite a vivermos estas importantes etapas de nossas vidas, principalmente no chamado cristão!
Tópicos:
- CONSCIENTIZAÇÃO - Qual é a sua torre ?
- ASSENTAR-SE - Pare para pensar
- CÁLCULO - Saiba quais são os seus limites
- EXCELÊNCIA - Dê o seu melhor
- SEJA VOCÊ - Se comparar, compare-se com o melhor
- CRÍTICAS - Saiba lidar com elas
- RISCOS - Acostume-se, sempre existirão
- DETALHES - Esta é a diferença do 2º para o 1º lugar
- ADAPTAÇÕES - A vida não é precisa
- RELACIONAMENTOS - Isto lhe ajudará, e muito
- SONHOS x ILUSÃO - Então sonhe!

domingo, 17 de agosto de 2014

sábado, 16 de agosto de 2014

'Quanto custa um milagre?'

        Na abertura da EBD da 6ª IPB de Uberlândia, nosso irmão Humberto nos comoveu com uma história: Uma mãe, muito desesperada, falava para seu esposo que a cura do seu primogênito, possuidor de um tumor no cérebro, dependeria de um milagre. A irmã caçula vai até o seu quarto, quebra um cofrinho e vai até a farmácia. Ali, diz ao atendente que quer comprar um milagre. O funcionário, condoído, diz que não tem um milagre para vender. Um senhor que ouvia a conversa, pergunta para menina por que ela precisava de um milagre. Quando ela contou, ele responde que tinha um milagre para vender. Ela deu a ele tudo que possuía: 25 centavos. Ele foi a sua casa, apresentou-se aos seus pais. Era diretor do maior hospital da região. Então, uma equipe médica examina o menino e ele é operado, com sucesso. Quando o pai, preocupado, pergunta o custo ao médico, ele responde: 'Custou R$0,25 e já foi pago'. 

         É assim que o nosso Deus age. Opera milagres, nos presenteia com grandes e inusitadas surpresas. Surpresas extraordinárias que brotam de locais onde menos esperamos.  
Mas quanto custa um milagre de Deus?

Vamos lembrar a história de Naamã (2 Reis 5 - cerca de 720 a.C).
É marcante e muito nos ensina sobre milagres:
1. Milagres começam em locais e formas mais imprevisíveis.
           Uma menina israelita, levada como escrava para uma terra estranha (Síria) observa que o seu senhor, herói de guerra, muito conceituado e um dos responsáveis pelo seu infortúnio, é leproso. Compadecida, diz a sua senhora que ele poderia ser restaurado por um profeta de Deus que habitava em sua terra.
           Poderia uma terra subjugada, derrotada ter a cura que este grande comandante almejava?     
           Entretanto, a esposa de Naamã acredita nesta menina. Por quê? Acreditaria se ela fosse uma fonte de incoerência, destrambelhada, cujas palavras e testemunho não fizessem sentido? Creio que não!
           Que história edificante. Uma garotinha escrava é capaz de conceber uma nova história na vida de seu poderoso inimigo. Sensibilidade, mesmo na adversidade... Canal da benção de Deus e não tambor de água parada, criatório de parasitas.
          Que Deus nos conceda esta doçura de modo a sermos rios de vida ao invés de poço de amargura. Que tenhamos também percepção para vislumbrarmos portas, milagres onde menos esperamos.

2. Milagres acontecem de modo inesperado, sem estardalhaço (v.10).
         Naamã procura o profeta Eliseu em Israel e este profeta nem se apresenta a tão alto comandante. Não organiza um grande espetáculo, mas simplesmente, manda um recado pelo seu ajudante Geazi: ‘Naamã deveria se banhar sete vezes no Rio Jordão’.
Rio Jordão
        Naamã fica indignado. Viera de um lugar onde os rios eram melhores do que o Jordão, mas decide arriscar e obedecer, mesmo com a perspectiva de ser humilhado perante todos os seus súditos ali presente. Deus honra sua fé e a sua carne é totalmente curada, renovada.
         Quantos milagres, grandes e pquenos, tenho visto e vivido. Deus de poder e graça!

3. Quanto custa um milagre? 
         Agradecido, Naamã volta à casa de Eliseu para pagar o milagre. Entretanto, Eliseu recusa-se a receber. Não mercantiliza sua fé, não toma o lugar de Deus, não vende o milagre porque não foi ele que o fez. 
         Não é o Rio Jordão, não é o profeta Eliseu que tem a capacidade de curar e sim Deus. 

        Mas, Deus continua hoje, no século 21, o mesmo? 

        Ele ainda faz milagres? Sim!
        Deus ainda cura? Sim! 
        Deus provê, mesmo num deserto? Sim! 
        Deus abre portas onde só tem muralhas? Sim! 
        Deus traz paz em meio a guerras? Sim!
        Ah, e como Ele tem feito isto!

E, quanto custa um milagre de Deus? A nós, nada! Mas a Ele custou muito! Por nós, Ele entregou Seu próprio Filho, Jesus Cristo!

Por meio de Sua morte e ressurreição, Deus nos alcançou com o supremo milagre, o da Salvação eterna, quando somos adotados por Deus, como filhos. 
Dom gratuito, presente do Pai a todos que O buscam e confiam n'Ele: 
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; 
e isto não vem de vós, é dom de Deus; 
não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8-9)


     O supremo milagre é a transformação da feiura da lepra do pecado que vai mutilando pouco a pouco nosso interior numa nova e formosa história. 
     Ao homem cabe reconhecer a feiúra do seu pecado, sua necessidade de Deus e ter fé no Seu poder. 
     É descer do pedestal, é se desnudar de toda arrogância. 
     É tirar as máscaras publicamente, recebendo Jesus Cristo como Seu Senhor e Salvador, rendendo-se ao Deus único e verdadeiro que nos presenteia, gratuitamente, com uma nova vida. 
Não mais a feiura do pecado, da lepra e sim feitura de Cristo para boas obras. 
Qual a diferença entre feiura e feitura? A cruz de Cristo Jesus!!!*
“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras,
as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2.10)
Novas atitudes, novo foco, um novo legado!


       O resto, os demais milagres, grandes e pequenos (curas, provisão, paz, sustentação, alegria, proteção) são  presentes de Deus aos Seus filhos remidos, em Cristo Jesus!  
        Um Pai de amor que cuida de nós, fortalece nossos pés e nos ensina a prosseguir, não mais no individualismo e sim como uma comunidade. Não mais indiferente a dor do outro e sim numa interação participativa, de apoio mútuo e empatia cristã.
        Assim praticou a menina anônima, escrava, mudando a história do seu senhor.

       Que possamos aprender sempre, aqui e ali, onde estivermos, que o nosso Deus é quem cuida de nós. E Ele quer nos usar também, na nossa pequenez, para  iluminar a caminhada de tantos que carecem da luz de Cristo Jesus.
Deus de milagres, Deus de poder e amor!!! 
Igual ao meu Deus não há!!! ALELUIA!!!

DEUS DE MILAGRES (Diante do Trono)
Quem é este que faz o mar se acalmar
E a tempestade obedece a sua voz?
Quem é este que anda sobre as águas
E por onde passa tudo pode transformar?
Quem é este que todas as coisas pode ver
E o coração do homem pode sondar?
Quem é este que cura as doenças
E o corpo e alma pode restaurar?


O seu nome é Jesus
O filho de Deus
Morreu na cruz em meu lugar
Mas a morte venceu e ressucitou
Igual ao meu Deus não há


O meu Deus é um Deus de milagres
Não há limites para o Seu poder agir
Realiza o impossível
Para Ele nada é tão difícil
E o maior milagre já operou em mim
E o maior milagre quer operar em ti


Quem é este que fecha a boca dos leões
E na fornalha ardente pode passear?
Quem é esse que ressucita os mortos
E uma nova vida faz o homem experimentar?
Quem é este que abre as portas das prisões
E em liberdade faz seus servos caminhar?
Quem é este que diz: "Venho sem demora
Pra minha amada noiva buscar"?

* Diferença entre feiura e feitura: Aprendi esta ilustração com o pastor Ismael Trajano.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

'Imprimindo valores'

Imprimindo valores - Aprendendo com os gansos (Anser spp.)
Texto Bíblico: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás... as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos...” (Dt 6.6-8).

O etólogo Konrad Lorentz (1903-1989) observando algumas espécies animais considerou que os primeiros contatos, logo após o nascimento, é fundamental para o que chamou de “imprinting”, marcas que perdurarão durante toda vida. Segundo ele, os gansos, logo após o nascimento, seguem o primeiro objeto ou animal que surge em sua frente. Uma fixação, uma impressão indelével.   

Por outro lado, John Bowlby (1907-1990), estudando o desenvolvimento infantil concluiu que a ‘vinculação’ que o bebê estabelece com quem trata dele é de suma importância para o seu desenvolvimento físico e psicológico. Este contato gera sentimentos de segurança ou incertezas e é de um valor vital para o equilíbrio ou não do adulto que se formará.

Grande número de animais consegue se virar sozinho logo após o seu nascimento.  Entretanto, as aves e os mamíferos necessitam dos cuidados dos pais, o que chamamos de sobreposição de gerações. Quando mais complexo o seu comportamento social, maior é a dependência dos parentais.
Foto tirada em Israel (Carmen Silvia)
O ser humano é o que mais depende de cuidados parentais. Quanto maiores e melhores os cuidados e estímulos sociais e culturais que recebe, maior a possibilidade de desenvolver um cidadão mais preparado para a vida, para os relacionamentos, para a solução de problemas e para a reprodução. 


Deus nos convoca a participarmos intensamente do desenvolvimento dos nossos filhos e a inculcar em suas mentes e coração as Suas Palavras que são fonte de vida e orientação. 
Inculcar é indicar, imprimir, é demonstrar por meio de atitudes, ações e palavras o que Deus tem preparado e requer dos Seus filhos. É ir junto, é ensinar o filho no caminho em que deve andar e não somente indicar ao filho o caminho (Pv 22.6).

Entretanto, infelizmente, o ritmo acelerado do mundo atual tem dificultado esta relação. Muitos se preocupam, em demasia, com a formação intelectual e material, em tornar os seus filhos competitivos para o mercado de trabalho sem atentarem, muitas vezes, para os valores morais e espirituais.

Esta semana comemoramos o dia dos pais. Que você, pai, valorize este grande privilégio assumindo sua responsabilidade como sacerdote do seu lar, um educador ciente de que os desafios somente serão enfrentados com excelência pelo seu filho se, em sua essência forem estampadas a dignidade, a honra e a sabedoria procedentes da Palavra de Deus. Assim, teremos cidadãos dignos, prósperos, melhores capacitados a se relacionarem, transformadores de sua geração. 
“O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; 
serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.
Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; 
levantarás os fundamentos de muitas gerações e 
serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas 
para que o país se torne habitável” (Is 58.11-12)

Aproveito a ocasião para parabenizar o pai dos meus filhos, Leomam, homem de Deus, aprovado pela sua postura digna, pelo seu zelo em buscar nos princípios eternos a direção para suas decisões, dia após dia. Que Deus o abençoe!
Para Refletir: Pai, que tipo de mensagens e princípios você tem imprimido no coração de seus filhos? O que tem priorizado em sua formação? Tem caminhado junto com eles? Tem mostrado com atitudes o que se deve fazer, numa vida coerente com o que fala e o que faz?

Oração: “Meu Deus, neste mundo tão cheio de armadilhas, lutas, capacita-me a transmitir com atitudes e palavras aos meus filhos e aos que convivem comigo valores incorruptíveis, referenciais que agradem ao Senhor e que geram vida e vida em abundância. Em Jesus, amém!”






sábado, 9 de agosto de 2014

'Deus cuida de mim...'

SALMOS 40 – Libertação do poço
Certo jovem andava cabisbaixo em uma mata quando encontrou um sábio. Tristemente, desabafou: 'Sou ladrão, vivo só, com muito medo do futuro. O que eu posso fazer para me libertar desta angústia?' O sábio ouve com atenção e pergunta onde teria um poço que matasse sua sede. O jovem leva o sábio até um poço onde o amarra pela cintura para descê-lo até a água. 
Assim foi feito. Pouco depois o sábio pede para ser puxado e, após muitas tentativas, o jovem percebe que o sábio segurava, com força, uma grande pedra no fundo do poço: - 'O que o senhor está fazendo? Largue a pedra'. 
O sábio, então, considerou: - 'Meu jovem, esta é a sua vida. Está vivendo agarrado aos erros do seu passado, com autopiedade e comodismo. A mudança só depende de você!’

Quantos se sentem assim, no poço da solidão, do medo, da culpa, da impossibilidade? Queimados, exaustos, sem força?
Capa do livro Esgotamento Espiritual -
Malcolm Smith
Vários servos de Deus já estiveram neste poço. Alguns, como o Rei Saul não dispuseram seu coração a voltar para o Senhor e sucumbiram atolados em sua arrogância. Outros, como Davi, se apegaram ao Senhor e creram em Suas promessas. Não em poços furados mas em Deus que faz fluir rios de água viva, que faz novas todas as coisas:
“Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? 
Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo." (Is 43.19)

O que eu aprendo?
Como sair do poço e desfrutar de uma vida extraordinária?
1. Devo reconhecer minha situação e decidir mudar
Ninguém pode decidir por mim. Porém, decisão somente não basta. Muita gente decide tanta coisa, mas não prospera porque não muda suas atitudes.
Para uma decisão 'vingar' tem que vir acompanhada de novas atitudes. 
Muitos decidem emagrecer, porém não reduzem o consumo de calorias. Outros decidem lutar pelo seu casamento, mas não melhoram seu temperamento, não pedem perdão, não perdoam. Há quem, endividado, decide corrigir sua vida financeira, mas não para de gastar, não segue um orçamento, não se prepara para um concurso, para novos rumos em sua vida profissional.
Pare para refletir: 'O que preciso abandonar, o que preciso mudar para que uma nova história seja escrita?'

Como sair do poço e desfrutar de uma vida extraordinária?
2. Devo voltar para Deus com arrependimento e disposição em obedecê-Lo: 
Arrependimento que leva ao choro diante do pecado, reconhecendo minha pequenez diante da santidade de Deus (Sl 40.17) e que somente Ele pode me livrar (vs.13-15) do poço da perdição (v.2), do mau temperamento, do rancor, dos vícios, da angústia. 
Em Sua Presença, meus braços são fortalecidos (v.5, 9) e aprendo um novo caminho. 

Deus não desiste de nós e está sempre pronto a nos acudir. Deus fiel, totalmente digno de nossa confiança.
Conta-se que dois homens foram condenados. Para serem libertos precisavam pagar uma alta fiança. Ambos ligaram pra amigos pedindo ajuda. Um deles, logo após a promessa do amigo que no dia seguinte pagaria sua fiança, dormiu tranqüilo porque sabia que se tratava de um homem de palavra. O segundo não conseguiu dormir, apesar da mesma promessa feita, porque sabia que seu amigo era indigno de confiança, um velhaco.

          Se alguém perguntar: 'Aonde está o Seu Deus?Responda, com autoridade, crendo: 'Está fortalecendo minhas pernas e cimentando o caminho que eu percorrerei!'. ALELUIA!!!

No vale, no pé da montanha, enquanto espera a ordem de Deus para prosseguir, não fique rodeando a montanha, com impaciência. Semeie! Lance a semente da Palavra do Senhor. E, então, quando a ordem vier, "... Virai-vos para o norte” (Dt 2.3), deixaremos o pé da montanha cheio de flores e frutos eternos.

Como sair do poço e desfrutar de uma vida extraordinária?
3. Devo esperar em Deus, com a certeza de que Ele trará um renovo para sua vida e os Seus propósitos se cumprirão.
Esperar com confiança é a chave (v.8). A ansiedade, o imediatismo sufoca e pode nos levar a tomar atalhos enganosos. Li, gostei muito e adaptei: "Depressão: excesso de passado; Ansiedade: excesso de futuro; Paz: Deus Presente" (autor desconhecido).
"Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: 
Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; 
na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes." (Is 30.15)

            Qual o poço em que você se encontra? Deus sabe, Ele conhece o tamanho do meu poço, o tamanho da minha dor. Quanto mais profundo, maior o resgate, a vitória, o milagre de Deus.

Certa menina gostava de 'martelar' num piano de hotel. Os hóspedes ficavam indignados e se afastavam. Um dia hospedou-se alí um grande pianista. Ao ver a situação, sentou-se ao lado da menina e colocando suas mãos sobre as dela compuseram uma linda melodia. 
         O nosso Deus faz o mesmo conosco. Da nossa insignificância e impossibilidade extrai algo extraordinário, incomparável. Deus tira leite de pedra, transforma nosso ser e a nossa história.

Declare e creia: 'Eu sou pobre e necessitado, mas o Senhor tem cuidado de mim!!!' 
ALELUIA!!!
Vamos declarar? Deus cuida de mim!!! (Kleber Lucas)
Eu preciso aprender um pouco aqui
Eu preciso aprender um pouco ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque Ele é quem cuida de mim

Se uma porta se fecha aqui
Outras portas se abrem ali

Eu preciso aprender mais de Deus 
Porque Ele é quem cuida de mim
Deus cuida de mim

Deus cuida de mim na sombra das tuas asas
Deus cuida de mim, eu amo a sua casa
E não ando sozinho, não estou sozinho
Pois sei: Deus cuida de mim

Se na vida não tem direção. É preciso tomar decisão
Eu sei que existe alguém que me ama
Ele quer me dar a mão

Se uma porta se fecha aqui
Outras portas se abrem ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque é Ele quem cuida de mim




sábado, 2 de agosto de 2014

"Templo de Salomão" (Aberração arquitetônica e Aberração Teológica) - Rev. Leandro Lima

Sobre "Templo de Salomão" (Aberração arquitetônica e Aberração Teológica)
Por Rev. Leandro Lima

Algumas considerações me vêm a mente sobre a inauguração do “templo de Salomão” por Edir Macedo e a Igreja Universal. Antes de tudo é preciso “admirar” a capacidade administrativa e empreendedora deste homem. Ele, provavelmente, enriqueceria vendendo qualquer produto. Pena que escolheu vender a fé…


A grande habilidade do Macedo é saber aproveitar os “filões” do “mercado" religioso. Ele fez a Universal avançar nadando nas águas do sincretismo religioso brasileiro, especialmente na relação com as religiões afro-brasileiras e com o catolicismo popular. Se aproveitou dos símbolos, superstições e temores próprios dessas religiões para construir seu império baseado no slogan “pare de sofrer”, e na suposta vitória sobre os espíritos que produzem sofrimento. Ao invés de “sacrifícios físicos”, passou a exigir “sacrifícios financeiros”, no que se deu muito bem. Agora, mais uma vez, imitando o catolicismo e outras religiões sacramentais, ele estabelece um “santuário" com o objetivo de atrair multidões, e especialmente, contribuições.


Em poucas palavras, entretanto, posso dizer que essa construção é uma aberração. Antes de tudo é uma aberração arquitetônica, pois tenta recriar algo de uma época que já passou e que não faz mais sentido no mundo atual. Além de ser um equívoco histórico, pois trata-se de uma cópia mal feita do templo de Herodes, aquele que foi reconstruído um pouco antes do tempo de Cristo. Por isso, em vez de Templo de Salomão, deveria ser chamado de “réplica do Templo de Herodes”. Mas nesse caso, não daria muito “marketing”…


Acima de tudo é uma aberração teológica. Imagino que ele não tenha ido tão longe ao ponto de fazer as divisões internas do templo (santo lugar, santo dos santos), até porque isso limitaria o número de pessoas lá dentro e, consequentemente, de ofertas. A menos que ele quisesse se entronizar lá dentro do Santo dos Santos… (a vantagem é que só um homem o veria uma vez por ano).


De qualquer maneira, é uma aberração teológica, pois tenta recriar, mesmo que em termos ilustrativos e comerciais, algo que o próprio Deus autorizou a destruição. Foi o Senhor Jesus quem disse, sobre aquele templo de Israel, que seria destruído e não sobraria pedra sobre pedra (Mt 24.1ss). De certo modo, ao reconstruir o simbolismo, ele está erguendo novamente algo que Deus quis que terminasse. E a razão é simples: Jesus é tudo aquilo que o Templo de Israel prefigurava. Jesus cumpre em sua pessoa todas as promessas e realizações do antigo Templo. Reconstrui-lo, mesmo que apenas como uma homenagem ou dedicação, é uma forma de praticar tudo aquilo que o livro de Hebreus condena, é um modo de rejeitar a Cristo e a tudo o que ele fez.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~//~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Leio o que o Rev. Leandro Lima escreveu e ainda temo e tremo ao me lembrar que o Rei Davi - 'um homem segundo o coração de Deus' - queria tanto construir o Templo e não o fez. Por quê? Deus não permitiu!!! 
Ah, Senhor, ajuda-nos a ter discernimento em nossas atitudes, sentimentos, palavras, pensamentos - que queiramos agradar somente e tão somente ao Senhor, sempre!!! O Único merecedor de receber toda honra, toda glória, todo louvor hoje e para toda eternidade. 
"Porque dele, e por meio dele,e para ele são todas as coisas. 
A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!" (Romanos 11.36) 
SOLI DEO GLORIA!!!